Após vencer o concurso internacional para o projeto da Filarmônica Vltava em maio de 2022, o escritório dinamarquês BIG - Bjarke Ingels Group divulgou o projeto arquitetônico detalhado. O projeto mantém o conceito apresentado na competição, que visa conectar a margem do rio com a cobertura da nova edificação por meio de um caminho sinuoso, ampliando o espaço público e convidando os visitantes a interagirem com o volume. A construção está prevista para iniciar em 2027 e a inauguração da Filarmônica está prevista para 2032.
Após a conclusão, a nova instalação se tornará a sede da Filarmônica Tcheca, da Orquestra Sinfônica FOK de Praga e do Departamento de Música da Biblioteca Municipal de Praga. O projeto também leva em consideração os interesses da comunidade local e os moradores do distrito de Praga 7. A proposta também foi influenciada por discussões aprofundadas com especialistas em acústica, transporte e áreas verdes. A principal função dos auditórios é complementada com instalações adicionais, como o Creative Hub, que também abrigará a biblioteca de música.
Localizado à beira do rio Vltava, a nova edificação está posicionada para interagir com os espaços públicos ao redor, permitindo a criação de uma grande praça da cidade conectada ao foyer público. Cada fachada tem um caráter diferente, voltada alternadamente para uma praça, uma rua compartilhada, um viaduto e a margem do rio. Vegetação e paisagem são integradas ao projeto para transmitir uma narrativa conceitual de reconexão entre o rio e a cidade. Colunas finas sustentam os diferentes terraços interligados por um caminho comum que leva ao topo do edifício. Escadarias conectam os acessos aos terraços na cobertura, contribuindo para a imagem dinâmica do edifício.
Artigo Relacionado
BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em PragaA organização funcional da Filarmônica Vltava visa oferecer uma solução compacta para facilitar o acesso e a orientação. O centro do edifício é ocupado pela Sala Principal, com 1800 lugares, que se abre para o foyer público com vista para o centro histórico de Praga. Ao lado dela, a Sala de Câmara está voltada para o rio e cria um espaço mais íntimo para concertos e eventos menores. Uma Sala de Usos Múltiplos, voltada para a cidade, é projetada como uma caixa preta flexível, enquanto a Sala de Ensaio da Orquestra é um espaço confortável para práticas diárias.
"A Filarmônica Vltava é como um caminho sinuoso da margem do rio a cobertura. Fluxos públicos e praças belvedere unem a vida da cidade de Praga à música. Suas salas são voltadas para a paisagem, afinadas para o som e orquestradas para funcionalidade e conectividade. A partir dessa estrutura rítmica, uma sinfonia de colunatas e varandas se estende como plataformas para a vida pública. Expressiva e pragmática, a nova filarmônica ascenderá para configurar um marco chave para Praga. Do rio a cobertura". - Bjarke Ingels
Além dos auditórios, o Creative Hub oferecerá um modelo único de espaço dedicado à educação musical, ensaio e apresentações. Operado pela Biblioteca Municipal de Praga, aspira se tornar um caldeirão para diversas experiências musicais, convidando todas as gerações a se envolverem, criar, tocar e gravar juntos.
BIG também foi selecionado como parte de uma equipe internacional de arquitetura para projetar a nova sala de espetáculos do Tennessee Performing Arts Center. O escritório também revelou recentemente uma colaboração com a banda dinamarquesa WhoMadeWho para criar um projeto de palco imersivo para sua turnê mundial. Também projetado por eles, as torres retorcidas do One High Line estão próximas da conclusão na "Architecture Row", em Nova York.
Créditos do projeto:
- Arquitetura: BIG–Bjarke Ingels Group
- Projeto de Paisagismo: BIG–Bjarke Ingels Group
- Projeto Estrutural e Mecânico: Buro Happold
- Projeto Acústico Salas: Nagata Acoustics
- Acústica e Cenografia: Theatre Projects
- Consultoria de Fachadas: Front
- Mobilidade: Systematica
- Lighting Design: S&M Lighting,
- Parceiro Local: AFRY CZ
- Escritório Paisagismo Local: Sendler–Radilová Association /Landscape Architecture Studio
- Engenhearia de Tráfego: Ateliér DUA
- Projeto Estrutural Local: NĚMEC POLÁK
- Projeto Incêndio: Ampeng
- Projeto Cozinha e Gastronomia: Viewegh Gastro Team
- Equipamentos de Túneis e Iluminação Pública: Almapro
- Projeto Passarelas: TOP CON SERVIS
- Projeto de Proteção contra Inundações: AQUATIS
- Projeto Metro e OSM: METROPROJEKT Praha
- Projeto de Coletores Utilitários: INGUTIS
- Projeto Elétrico Público: VOLTCOM
- Projeto de redes TIC: Avalon
- Projeto de Serviços Públicos de Água e Drenagem: Šetelík Oliva
- Projeto de Organização do Canteiro de Obras: POV projekt