Associado a uma estética industrial, o metal tem aparecido cada vez mais em arquiteturas residenciais e comerciais. O brilho que o material oferece tem ampliado as possibilidades de combinação entre texturas e cores, conformando uma nova estética para os interiores. Assim, arquitetos e designers tem optado pela superfície metálica para definir planos, bancadas e outros mobiliários que ajudam a conformar o espaço e denotam um tom contemporâneo. Em busca de inspiração para esta tendência, apresentamos algumas formas de trazer o alumínio, ou um semelhante, para o espaço.
Bancadas de trabalho
Talvez a solução mais óbvia tenha inspiração nas cozinhas industriais. As bancadas de trabalho são práticas, de fácil manutenção e limpeza. Numa cozinha doméstica elas ajudam a destacar outras cores e materiais presentes no ambiente.
Suportes para objetos
E se ao invés de estantes de madeira ou nichos básicos, nós adotássemos novos desenhos para guardar livros e outros objetos? As chapas metálicas permitem distintas dobras e trazem uma textura única para contrapor e valorizar o objeto que suporta.
Planos inteiros
Para destacar a superfície de uma parede ou imaginar uma divisória de pequenos ambientes, revestir o espaço com o metal pode ser uma alternativa lúdica que oferece brilho e propõe um jogo com a iluminação e os reflexos gerados.
Portas
Uma das soluções mais comuns são as portas. O trabalho de serralheiros pode oferecer novas formas de dividir, abrir e fechar os espaços. Neste caso, manter o tom metalizado pode tornar este elemento um protagonista na casa.
Outros materiais
Outro modo de trazer as qualidades metálicas para os interiores está na aposta em outros materiais que não chapas metálicas. As cortinas de tecidos metalizados são um ótimo exemplo de como brindar um material brilhoso em meio às outras texturas do ambiente.