A paisagem do centro paulista não seria a mesma sem a presença do Copan. O edifício insere as curvas de Niemeyer na densa verticalização de São Paulo e cria um distinto ritmo, tornando-se um marco para todos que o cruzam. Além de abrigar em torno de cinco mil habitantes, o edifício apresenta usos diversos, assim como diferentes tipologias para seus programas residenciais, variando as áreas dos apartamentos com o desejo primordial de priorizar a diversidade entre seus inquilinos. As diferenças também podem ser vistas quando analisamos como cada pessoa habita uma planta tipo, as reformas que propõem revestimentos distintos, assim como novos layouts, denotam não apenas o caráter de cada morador, mas a inventividade dos arquitetos que intervém neste clássico. Desta forma, reunimos aqui projetos que foram realizados neste ícone para demonstrar como cada lar é único, mesmo quando eles são criados em série.
Intervir numa planta tipo exige uma imensa inventividade. Para trazer as características desejadas, são necessários diversos projetos que vão desde imaginar o mobiliário até a iluminação. Materiais, cores, texturas. Entender o que permanece do antigo, o que se adiciona de novo. É tecer um diálogo constante com a arquitetura original do edifício. No caso de um projeto tão icônico como o Copan, com características tão marcantes como o brise e o cobogó nas fachadas, a inovação se torna ainda mais desafiadora.
Sendo assim, selecionamos projetos que reformam apartamentos no Copan, com áreas que variam de 35 a 175 m² e, de bônus, apresentamos um escritório nos primeiros níveis do edifício que permite ver seus pilares proeminentes. Veja todos, a seguir: