A Qatar Museums divulgou imagens que mostram o futuro Museu de Lusail, projetado pelo escritório de arquitetura suíço Herzog & de Meuron. O museu abrigará uma das maiores coleções de arte orientalista, explorando o movimento de pessoas e ideias ao redor do mundo e ao longo dos séculos. A nova instituição também visa proporcionar oportunidades de estudo avançado para acadêmicos, formuladores de políticas e curadores. O edifício é concebido como "um souk em camadas verticais, ou uma cidade em miniatura contida dentro de um único edifício", visando incentivar conversas, debates e reflexões sobre questões globais.
Localizado na ponta sul da ilha, o projeto de Herzog & de Meuron adota uma forma circular inspirada nas tradições de construção locais. O volume é esculpido, revelando espaços em forma de crescente iluminados de cima, que abrigam funções públicas como a biblioteca, o auditório, a loja, o café e o espaço de oração. A localização do museu foi escolhida por sua importância histórica, estando próxima ao local onde o fundador do Qatar moderno, Sheikh Jassim bin Mohammed Al Thani, estabeleceu sua residência no final do século XIX.
O revestimento externo do museu exibe uma imagem áspera, semelhante a areia, conectada ao seu ambiente costeiro. Para fortalecer a conexão com o vernáculo local, os arquitetos estão colaborando com artesãos e trabalhadores locais para mostrar e preservar práticas e ofícios históricos. As variações de escala e qualidade dos materiais também servem para criar uma experiência sensorial para o visitante. O espaço inclui uma escada de gesso polido, uma área metálica de oração, uma biblioteca com painéis de madeira, um auditório acolchoado e vários nichos almofadados, uma mistura de materiais.
Os andares das galerias apresentam formas e proporções diversas, feitas para acomodar várias exposições. No último andar, quatro réplicas abstratas de edifícios históricos servem como espaços âncora: A cúpula do pavilhão do quarto de Murat III do Palácio de Topkapi (1579) em Istambul, a cúpula da Mesquita Jameh em Natanz (1320), a fonte da Ablução do pátio da Mesquita Ibn Tulun no Cairo (1296) e a cúpula da Aljafaria em Saragoça (1050). Em contraste com as galerias tradicionais, estes espaços oferecem diferentes tipos de perspectivas curatoriais e educativas.
Recentemente, em um podcast, a presidente da Qatar Museum, Sua Excelência Sheikha Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, conversou com Jacques Herzog. Juntos, eles exploraram questões relacionadas ao cenário cultural moderno do país, bem como a inspiração do arquiteto para o Museu de Lusail e a importância da localização escolhida.
Em uma nota semelhante, Herzog & de Meuron recentemente anunciou os projetos para o Seoripul Open Art Storage, um espaço de arquivo coletivo que servirá a três museus em Seul, na Coreia do Sul, ao mesmo tempo em que abre a coleção para o público em geral. No início de 2023, Herzog & de Meuron foi homenageado como o 36º vencedor do Prêmio Louis I. Kahn, um prêmio anual fundado em 1983 em memória do arquiteto da Filadélfia Louis Kahn.