A arquitetura religiosa sempre teve um poder único para transcender o reino físico, transportando os visitantes para uma jornada espiritual. Em muitos sistemas de crença, ela funciona como um espaço entre o terreno e o divino universal. Essa experiência projetada muitas vezes pode ser facilitada por meio de diferentes escolhas, onde a luz, a forma, a materialidade e a circulação desempenham papéis essenciais. Além disso, a arquitetura e o design têm um profundo impacto na experiência espiritual vivenciada por cada indivíduo.
Esta exploração da arquitetura religiosa no sul global destaca a integração entre tradição e inovação contemporânea. Seja na Mesquita Omanense, onde a herança e a tradição islâmica são honradas, ou na Abrahamic Family House, que apresenta uma mesquita, uma igreja e uma sinagoga em diálogo e coexistência. A forma e o acesso público são explorados por meio de um projeto no Brasil, enquanto um mosteiro em Uganda expande seu tamanho para servir aos hóspedes e noviços.
Continue lendo para conhecer a arquitetura religiosa contemporânea no sul global.
Monastério de Nossa Senhora da Vitória / Localworks
Kinjonjo, Uganda
Inicialmente estabelecido no Quênia em 1952, o Mosteiro de Nossa Senhora de Vitória forma uma comunidade de monges da Ordem Cisterciense Trapista. Após a mudança para Uganda e a necessidade de expandir a capacidade do mosteiro, o Estúdio Localworks desenvolveu este projeto arquitetônico. O esquema engloba a construção de quatro novos edifícios: uma igreja, um noviciado, uma pousada e uma casa de guarda. Essas estruturas são feitas com tijolos de barro e são dispostas ao redor de três pátios. O ambiente local, bem como seus materiais, clima e cultura, são cuidadosamente considerados no projeto. Acima da igreja, um telhado tropical fino e secundário coleta água da chuva, proporciona sombra e protege a estrutura, além de criar espaço para painéis solares.
Abrahamic Family House / Adjaye Associates
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
A Abrahamic Family House é composta por quatro áreas seculares com um Fórum e jardim elevado sobre três espaços religiosos: uma igreja, uma sinagoga e uma mesquita. A comunidade pretende acolher pessoas de muitas religiões, países e culturas e trabalha para promover a coexistência pacífica e a compreensão inter-religiosa. Cada instituição de culto recebe com prazer os convidados que desejam participar de cerimônias sagradas, ouvir leituras das escrituras e serviços religiosos.
Templo Aldeia / NEBR Arquitetura
São Lourenço Da Mata, Brasil
O Templo Aldeia, no Brasil, utiliza a forma para criar uma experiência espiritual. Com o objetivo de capturar diversos pontos de vista, uma coluna surge da terra e se estende em direção ao céu. Projetado sem portas, suas paredes e piso estão abertos a todos, abraçando sombras e verdade em harmonia com sua estrutura. O espaço sagrado chama a atenção para a escassez de contornos suaves e arestas em nosso mundo.
Mesquita Mamluki Lancet / Babnimnim Design Studio
Al Masayel, Kuwait
Fundindo a arquitetura egípcia com o design contemporâneo, a mesquita em Al Masayel combina tradição e modernidade para servir à comunidade. Inspirado nas Moqarnas e na Estrela Islâmica, o design simboliza a unidade e a conexão com o divino. A mesquita é composta por cinco blocos, alinhados com as cinco orações diárias. O bloco inferior representa a fé e a orientação em direção à Qibla, enquanto o bloco superior reflete a conexão da mesquita com seu entorno. Três blocos intermediários formam um interior em formato de funil, permitindo um alinhamento de oração sem obstruções.
Masjid Bab Al Salam / Altqadum
Muscat, Omã
Esta mesquita tem como objetivo honrar a arquitetura omanense e evocar uma jornada espiritual. Ao combinar uma espiritualidade profunda e a herança omanense com funcionalidade moderna, o projeto espera infundir vida nos arredores. Além disso, o design é simples, redefinindo as funções primárias de uma mesquita. Utilizando técnicas de construção inovadoras, as escolhas de materiais desempenham um papel fundamental em homenagear a arquitetura islâmica de uma maneira contemporânea que seja acessível a todos os visitantes.
Este artigo faz parte de uma série com curadoria do ArchDaily que se concentra em projetos construídos de nosso banco de dados agrupados sob temas específicos relacionados a cidades, tipologias, materiais ou programas. Todo mês, destacaremos uma coleção de estruturas que encontram um fio comum entre contextos anteriormente incomuns, desvendando as profundezas de influência em nossos ambientes construídos. Como sempre, no ArchDaily, valorizamos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que deveríamos mencionar ideias específicas, por favor, envie suas sugestões.