A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe acabaram de revelar os 7 finalistas para o Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea - Prêmio Mies van der Rohe de 2024. Há 5 finalistas na categoria Arquitetura e 2 na categoria Emergente. Em março, o júri visitará essas obras arquitetônicas e decidirá sobre os projetos vencedores que serão anunciados em 25 de abril no CIVA em Bruxelas.
Selecionados pelo júri composto por 7 membros: Frédéric Druot, Martin Braathen, Pippo Ciorra, Tinatin Gurgenidze, Adriana Krnácová, Sala Makumbundu e Hrvoje Njiric, de uma lista de 362 indicados, "as 7 obras finalistas promovem referências políticas locais e podem se tornar modelos europeus mundiais, pois todas elas criam ambientes habitacionais inclusivos e de alta qualidade".
A declaração oficial acrescenta que "a maioria delas transformou e melhorou as condições de comunidades pequenas em lugares que passaram por diferentes processos de negligência: áreas industriais antigas e zonas rurais. As obras em cidades maiores são implementadas em áreas periféricas, construindo uma forte conexão com os bairros".
Artigo Relacionado
Prêmio EU Mies 2024 anuncia 40 projetos finalistasA cerimônia de premiação ocorrerá no dia 14 de maio de 2024, no Pavilhão Mies van der Rohe em Barcelona e no Palau Victòria Eugènia, no contexto das Semanas de Arquitetura de Barcelona. Saiba mais aqui e continue lendo a seguir para conhecer os projetos finalistas.
As 5 obras finalistas da categoria Arquitetura são:
Galeria de Arte Contemporânea Plato em Ostrava (Moravia-Silesia, República Checa) por KWK Promes (Katowice, Polônia)
Complexo Educacional TU Braunschweig (Baixa Saxônia, Alemanha) por Gustav Düsing e Max Hacke (Berlim, Alemanha)
Escola Reggio (Madri, Espanha) por ANDRES JAQUE / OFFICE FOR POLITICAL INNOVATION (Madri, Espanha)
Convento Saint François / Santa Lucía de Tallà (Corsica, França) por Amelia Tavella Architectes (Aix en Provence, França)
Häge in Lund (Escânia, Suécia) por Brendeland & Kristoffersen Architects (Oslo, Noruega)
As 2 obras finalistas na categoria Emergente são: