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O efeito ilha de calor urbana ocorre quando pavimentos, estradas e edifícios absorvem o calor do sol e o irradiam de volta, causando um aumento na temperatura e impedindo a cidade de se resfriar. Com a crescente dependência de carros nas cidades, o número de vagas de estacionamento também está aumentando. Isso resultou na conversão de grandes áreas de terreno permeável coberto com vegetação em superfícies duras e impermeáveis. O uso de materiais como asfalto, combinado com a falta de sombra, as superfícies de aço reflexivas dos carros estacionados e a perda de vegetação nessas extensas áreas de estacionamento, contribui para a amplificação dos efeitos de alta temperatura e eventos de calor extremo, tornando os espaços urbanos desconfortáveis. Essa transformação está impactando o clima das regiões dependentes de carros e demanda ideias e esforços colaborativos para mitigar os efeitos negativos do aumento do calor.
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Materiais frescos
Áreas urbanas tendem a ser mais quentes do que áreas naturais. Isso se deve principalmente às diferentes propriedades dos materiais usados na construção de estradas, calçadas e edifícios em comparação com a cobertura natural do solo. Estacionamentos térreos, em particular, contribuem para o efeito ilha de calor urbana e impactam os microclimas. Eles frequentemente não possuem sombra, são feitos de asfalto que retém calor, são uniformes e grandes.
Pesquisas da Universidade Western Sydney lançam luz sobre o papel dos estacionamentos de asfalto em agravar o efeito de ilha de calor urbana. O asfalto tem uma alta capacidade de retenção de calor, o que leva a temperaturas mais altas no microclima durante o dia e a noite. Para combater isso, o relatório intitulado "Espaços Urbanos Desprezíveis: Estacionamentos Urbanos" do Dr. Sebastian Pfautsch destaca técnicas eficazes de resfriamento para estacionamentos urbanos.
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A solução fundamental para resfriar os estacionamentos existentes é substituir os materiais utilizados. Isso inclui reduzir a área coberta pelo asfalto preto impermeável, revestir as áreas restantes de asfalto com selantes de superfície reflexivos, aumentar os espaços abertos com pavimentos permeáveis e utilizar materiais de superfície porosos e refletivos solares. A implementação dessas estratégias transformará as superfícies impermeáveis dos estacionamentos em superfícies permeáveis, criando uma atmosfera mais fresca.
Áreas verdes
As árvores possuem inúmeros benefícios, como proporcionar sombra para reduzir a exposição ao calor e ajudar a suportar temperaturas mais altas. Quando essas árvores são agregadas e formam parques, elas não apenas oferecem resfriamento local, mas também minimizam o impacto do calor nas pessoas. Para gerenciar o impacto do aumento das temperaturas urbanas, é importante criar mais oásis térmicos dentro dos estacionamentos urbanos. O Dr. Sebastian Pfautsch enfatiza em seu relatório que os estacionamentos devem ser projetados de forma a preservar as árvores existentes e utilizá-las estrategicamente como copas para sombra. Outros métodos para resfriar espaços urbanos incluem transplantar árvores para estacionamentos existentes, plantar novas árvores e introduzir infraestrutura verde para sombreamento estratégico. Também é benéfico identificar espécies de árvores que prosperam em espaços urbanos escassos. Os estacionamentos podem se beneficiar enormemente de espécies de árvores adaptadas ao clima, com copas largas e densas para fornecer sombra em áreas maiores.
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O crescente número de estacionamentos sem sombra, especialmente na periferia urbana, é um símbolo do nosso fracasso em criar comunidades adequadas para o século 21. Eles refletem uma relutância em parar o avanço urbano ultrapassado e insustentável e a dependência de carros associada. Pior ainda, esses espaços estarão conosco por décadas. Em um mundo em aquecimento, melhorar o design de novos e existentes estacionamentos é essencial. Regulamentos e diretrizes precisam ser atualizados. Estacionamentos sem sombra e radiadores de calor devem se tornar relíquias do passado. -- Dr. Sebastian Pfautsch
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Infraestrutura aquática
A infraestrutura aquática refere-se a corpos d'água como lagos, rios e represas, os quais podem efetivamente reduzir as temperaturas. Integrar elementos aquáticos com espaços verdes pode contribuir ainda mais para o resfriamento das áreas circundantes. Ao posicionar estrategicamente a infraestrutura aquática ao lado de áreas verdes e corredores de vento, a brisa que passa sobre os corpos d'água é resfriada e leva esse efeito de resfriamento para áreas próximas. Além disso, a infraestrutura aquática pode ser utilizada como sistemas de irrigação para a infraestrutura verde em estacionamentos. Esses sistemas podem ser ativos ou passivos, funcionando como fontes ou sistemas de névoa para reduzir as temperaturas nas áreas de estacionamento.
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Um melhor planejamento urbano responsivo ao clima
Soluções individuais para resfriar estacionamentos, quando implementadas dentro de um planejamento urbano inadequado em relação ao clima, não seriam eficazes. A regulação da temperatura em áreas urbanas é grandemente influenciada por decisões de design urbano e planejamento. Projetar desfiladeiros de rua para promover sombra e ventilação pode reduzir as temperaturas locais do ar e da superfície, melhorar o conforto térmico ao ar livre e desempenhar um papel fundamental no resfriamento de nossas cidades e das pessoas. No que diz respeito aos estacionamentos, eles devem ser integrados ao sistema urbano, servindo a vários edifícios em uma área e permitindo espaço para mais infraestrutura verde. Políticas específicas e responsivas ao clima para o planejamento urbano de estacionamentos também devem ser implementadas. Isso envolve tomar decisões de design que priorizem espaços urbanos frescos, acessibilidade a pé e cidades ecologicamente corretas.
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Além disso, o planejamento urbano que incorpora espaços abertos, posicionamento estratégico de edifícios e uma combinação de infraestrutura aquática e vegetação pode facilitar o resfriamento natural e ajudar a dissipar o calor nas cidades. Em Singapura, redes de corredores de vento demonstram como um planejamento cuidadoso pode criar uma relação mutuamente benéfica entre oásis térmicos e ventilação. Da mesma forma, nos subúrbios orientais de Sydney, a brisa do mar resfria efetivamente a área, enquanto nos subúrbios ocidentais, a criação de lagos e parques pode ter um efeito de resfriamento semelhante nas brisas que fluem pela área.
Para reduzir ainda mais o impacto do calor dos estacionamentos nos microclimas urbanos, várias outras medidas singulares podem ser implementadas. Uma abordagem é utilizar painéis solares para sombrear estacionamentos, o que não só proporciona alívio do calor, mas também gera energia renovável. Outra estratégia é implementar fachadas verdes ou vivas para estacionamentos de vários níveis, incorporando vegetação para resfriar a área. Infraestrutura para transporte ativo e público também pode limitar o uso de carros, reduzindo o número de veículos nos estacionamentos. Realizar pesquisas de ocupação pode ajudar a identificar o tamanho ideal dos estacionamentos e o espaço disponível para mecanismos de resfriamento. Transformar estacionamentos subutilizados em espaços verdes ou parques pode contribuir para resfriar áreas urbanas e fornecer mais vegetação. Além disso, aumentar as opções de estacionamento inteligente e compartilhado para uso privado e comercial pode ajudar a amenizar o impacto do calor dos estacionamentos. Essas estratégias demonstram a necessidade de uma abordagem multifacetada para lidar com a questão do resfriamento de grandes estacionamentos urbanos. Além disso, considerar soluções tecnológicas avançadas como condicionadores de ar urbanos e transferência inteligente de resfriamento pode mitigar ainda mais os efeitos negativos do aumento do calor e resfriar efetivamente os estacionamentos urbanos.
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