Compreender uma disciplina a partir de múltiplas perspectivas e interseções é essencial para adquirir uma compreensão profunda dela. Na arquitetura, a diversidade de abordagens para seu estudo enriquece nossa percepção, permitindo-nos apreciar sua complexidade por diferentes ângulos. Para estudantes e profissionais, explorar aspectos como história, fontes de materiais e produtos, processos de construção, implementação de novas tecnologias e desafios sociais contemporâneos é crucial. Esses aspectos se entrelaçam e expandem a noção convencional de "arquitetura", transcendendo a mera criação de edifícios ou a definição de espaços.
Ronald Rael, um arquiteto e titular da Cadeira Memorial Eva Li em Arquitetura na Universidade da Califórnia, Berkeley, exemplifica essa visão por meio de sua prática, que abrange desde pesquisa até a conexão de práticas tradicionais e indígenas de materiais com tecnologias e questões contemporâneas. Como ativista e arquiteto, os interesses de pesquisa de Rael exploram fabricação aditiva, estudos de muros de fronteira e construção com terra. Co-fundador de Rael San Fratello, Emerging Objects e Forust, sua prática mostra uma abordagem à arquitetura altamente relevante nos tempos contemporâneos.
No contexto das atividades pelo 60º aniversário da Faculdade Mexicana de Arquitetura, Design e Comunicação (FaMADyC), a Universidade La Salle realizou um congresso internacional. Entre os palestrantes estavam Ryue Nishizawa, Ronald Rael, Productora, Manufactura e outros. Em conversa com o ArchDaily, Rael compartilhou algumas reflexões sobre a evolução de seu trabalho, o papel da tecnologia no desenvolvimento da arquitetura, sua utilidade social e o papel dos materiais nisso.
Enrique Tovar (ArchDaily): A arquitetura é um campo multifacetado, e nossas abordagens determinam quais aspectos ressoam mais conosco. Considerando sua ampla prática - que varia de materiais e tecnologia a estudos sociais -, qual é o fio condutor que permeia seu trabalho atual?
Ronald Rael: Uma coisa que eu acho que é um fio condutor comum em meu trabalho hoje é que tenho muito interesse em como o material está relacionado não apenas à construção, mas também à cultura material. Em outras palavras, está conectado de forma muito mais ampla. Então, um material não é simplesmente um material, mas algo que tem um impacto muito mais amplo. Ele vem de algum lugar, viajou para algum lugar. Ele foi processado de alguma forma por certas pessoas. Gosto de pensar sobre a cultura mais ampla que o material possui e seu impacto social e econômico.
Então, acho que meu foco agora está relacionado a um lugar específico, que é na forma das atuais terras de fronteira entre os Estados Unidos e o México, e relacionado muito ao material terra e como esse material tem existido nessa área por muito tempo. Além disso, como pensamos que podemos usá-lo para impactar a maneira como as habitações são construídas, o relacionamento das pessoas com suas habitações e se pode haver uma prática cultural contínua que permita às pessoas se conectar a identidades específicas, bem como a economias específicas. Portanto, penso que a tecnologia pode ser um caminho para fazer isso. Ainda assim, acredito que essa linha é uma investigação em torno do material da terra e suas amplas consequências que são específicas da terra, mas também metafóricas para o planeta, se isso faz sentido.
ET (AD): Olhando algumas décadas atrás, a definição de arquitetura de hoje é muito mais ampla, indo além da criação de edifícios ou da delimitação de espaços. Atualmente, estamos vendo mais arquitetos se aventurando em diferentes facetas. Você acredita que a reinvenção profissional pode ser necessária no mundo de hoje?
RR: Não acho que seja necessário, mas acho que é possível. E a formação em arquitetura é tão ampla. É uma educação maravilhosa que ensina aos alunos como fazer de tudo, desde construir edifícios até imaginar futuros, inventar materiais, trabalhar com computação. E então é quase como se a profissão não fosse capaz, ou não usasse toda a educação que um arquiteto possui após se formar. Então, não acho que um arquiteto precise se redefinir. Acho que é uma disciplina muito definida. Mas acho que é possível para pessoas com formação em arquitetura fazerem mais coisas no mundo. E elas estão muito equipadas para fazer qualquer coisa, desde tecnologia até construção, até pensar em questões sociais. Então, acredito que o design geral é muito amplo e tem muitas aplicações e, para mim, essa é a beleza da arquitetura.
Nós servimos aos clientes, mas penso que uma maneira de transformar a profissão é repensar isso e como poderíamos servir à sociedade, além dos clientes.
ET (AD): Parece que tecnologia, sustentabilidade e utilidade social emergiram como temas centrais no discurso contemporâneo. Em que áreas você acha que estudantes, arquitetos e designers deveriam priorizar no cenário atual?
RR: Para os alunos, acho que muitos deles acham difícil ser arquitetos porque as pessoas que praticaram arquitetura historicamente foram muito limitadas. E os tópicos, especificamente, como tem sido uma profissão dominada por homens e brancos. Portanto, qualquer aluno que entre nesse mundo pode encontrar muitos desafios para encontrar seu lugar dentro desse mundo que já está muito bem estabelecido. Os alunos devem reconhecer o poder de se tornarem, como uma fonte. De onde vieram? Quais são os problemas e desafios que tiveram? E como isso pode se aplicar a eles reimaginando a paisagem, reimaginando o futuro de uma profissão onde estão mudando o mundo.
ET (AD): Com tecnologias inovadoras, estamos vendo mudanças significativas na geometria do design à medida que as limitações tradicionais desaparecem. Isso abre um reino de experimentação que poderia ser um divisor de águas. Como você vê essas novas possibilidades geométricas evoluindo e qual será o papel da experimentação?
RR: Eu realmente acredito naquela antiga frase de Marshall McLuhan que diz que "o meio é a mensagem". Portanto, se você está desenhando com uma régua T, é provável que projete algo influenciado por essa ferramenta. Se você está desenhando com um computador, utilizando as incríveis ferramentas disponíveis hoje - robôs e, nos últimos um ano e meio ou dois anos, IA - a produção de imagens se tornou extremamente influente.
Estou dando aula em um estúdio agora, por exemplo, que explora fluxos de trabalho de IA para produção de imagens. Portanto, acho que em um futuro muito próximo - não acho que exista agora e não sei quanto tempo levará - a IA passará da produção de imagens para se tornar uma ferramenta altamente robusta no design. Pensaremos em planos; pensaremos em planejamento; pensaremos em estrutura com a assistência de inteligência artificial. E acho que há muitos movimentos para ignorá-la ou proibi-la. Mas acho que os alunos e arquitetos usarão elas mesmo assim, pois é tão poderosa e influente. Então, como podemos utilizar essa ferramenta, garantindo que mantenhamos o controle, para moldar o mundo nas formas importantes que mencionei anteriormente, considerando a arquitetura como um empreendimento social e empregando essas ferramentas de acordo?
Acho que em um futuro muito próximo a IA passará da produção de imagens para se tornar uma ferramenta altamente robusta no design. Pensaremos em planos; pensaremos em planejamento; pensaremos em estrutura com a assistência de inteligência artificial.
ET (AD): No lado da fabricação, você prevê uma mudança na tendência de produção de materiais? Ela se aproximará de uma arquitetura lenta ou a produção em massa permanecerá a base?
RR: Não acredito que vamos nos afastar do aço e concreto tão cedo, apesar do evidente dano ambiental causado pelo concreto, particularmente devido à quantidade significativa de dióxido de carbono liberado durante a produção. O concreto continua sendo o material mais amplamente utilizado no planeta. Embora costumasse ser terra - um material com emissão zero de carbono -, nossas demandas de construção evoluíram com edifícios mais altos e populações crescentes. No entanto, acredito que podemos nos basear no passado e nas tecnologias tradicionais de artesanato para incorporá-las às práticas modernas de arquitetura e construção. Nos últimos 150 anos, houve um desrespeito por essas práticas artesanais, levando à perda de muitas técnicas tradicionais em madeira, pedra, terra e têxteis. Acho que há oportunidades agora, não apenas para reintroduzir essas práticas, mas também para reinventá-las usando tecnologias modernas.
ET (AD): Embora a tecnologia funcione da mesma forma para todos, nosso acesso a ela e a maneira como a utilizamos variará, tendo em mente que, dependendo da localização, cada região pode ter uma maneira diferente de abordar e se expressar por meio da tecnologia. Esse elemento de identidade poderia influenciar a rematerialização aditiva?
RR: Se pessoas de diferentes culturas começarem a usar robôs, o resultado será diferente? Ou permanecerá o mesmo? Eu não tenho a resposta para essa pergunta. No entanto, acredito que as tecnologias de IA, por exemplo, são inerentemente tendenciosas, assim como a profissão de arquitetura tem sido tendenciosa. Essas tecnologias aprendem com textos e imagens, e as imagens disponíveis no planeta até hoje carregam preconceitos inerentes, influenciando as direções e resultados que produzem. Em outras palavras, se eu usar um programa de produção de imagens de IA e alguém da Índia fizer o mesmo, nossos resultados podem diferir. Além disso, se eu usar em inglês versus chinês, os resultados provavelmente serão significativamente diferentes. Podemos até alcançar melhores resultados em inglês devido aos preconceitos incorporados no processo de aprendizado da IA. Esses preconceitos são o que estou me referindo. Portanto, acho que a profissão de arquitetura globalmente precisa reconhecer e considerar como navegar por esses preconceitos. Caso contrário, essas ferramentas não proporcionarão uma compreensão profunda; elas simplesmente guiarão a profissão sem insights críticos.
Na minha opinião, a terra é o material mais avançado do planeta. Porque os humanos em todo o planeta têm desenvolvido isso por 10.000 anos.
ET (AD): Para concluir, alguns desafios globais no horizonte podem ser assustadores. O que você acha do potencial da arquitetura e da tecnologia para as próximas décadas?
RR: Você sabe, vejo a fabricação aditiva em ascensão, e 99% dela está usando concreto. E me parece estranho que, se pensarmos na fabricação aditiva como uma das formas mais avançadas de construção, estejamos usando um material que tem sido prejudicial ao planeta nos últimos vários séculos. Portanto, acho que algo que teria o potencial de mudar a arquitetura é pensar em como os materiais que usamos realmente são reparadores ou restaurativos; que não são prejudiciais. Podemos encontrar materiais que curam em vez de destruir, ou que contribuem em vez de tirar? Acho que a direção que a terra, como material, está seguindo.
Temos desenvolvido robôs por um período muito curto de tempo, em relação à nossa existência neste planeta. Mas estivemos desenvolvendo esse material em diferentes climas e regiões para diferentes propósitos, de pisos a paredes, a tetos a telhados por 10.000 anos. Portanto, acho que o caminho a seguir é realmente dar uma pausa por um segundo, desacelerar, olhar para trás e lembrar o que era bom e trazer adiante. Precisamos fazer isso de uma maneira que responda à nossa vida no século XXI; não podemos ser românticos e dizer que vamos viver como há 10.000 anos. Como podemos responder aos dias atuais? Isso é importante.