CTBUH, a organização mais conhecida pelo Tall Building Awards, anunciou o vencedor do primeiro Urban Habitat Award: o projeto "The Interlace", do OMA juntamente com Ole Scheeren, em Singapura. Os jurados, dentre os quais Jeanne Gang, do Studio Gang, elogiaram o complexo de apartamentos, que inclui jardins coletivos e espaços de estar nas coberturas e entre os blocos, por responder ao seu contexto tropicar e "integrar estruturas habitacionais horizontais e verticais."
O júri do CTBUH também reconheceu o projeto NEO Bankside de Rogers Stirk Harbour + Partners como finalista. Saiba mais sobre os dois projetos, a seguir.
Do júri: The Interlace, um projeto residencial em Singapura, venceu o primeiro Urban Habitat Award do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH).
The Interlace é um complexo de apartamentos de 1.040 unidades divididas em 31 blocos de residenciais, cada qual com seis pavimentos de altura e 70 metros de comprimento, empilhadas em arranjos hexagonais ao redor de oito grandes pátios permeáveis. O empilhamento dos volumes criar um fenômeno topográfico que remete à paisagem, algo que não ocorre em edifícios típicos. Uma extensa rede de grandes jardins e espaços é entrelaçada com serviços, proporcionando múltiplas oportunidades de interação social, lazer e recreação - tanto na cobertura como entre esses blocos horizontais empilhados.
O júri também reconheceu as grandes qualidades urbanas do NEO Bankside em Londres, concedendo ao projeto a posição de finalista da primeira versão do Urban Habitat Award. Localizado numa área revitalizada da margem sul do Tâmisa, esse projeto de 217 unidades residenciais é influenciado pelo contexto do Southwark, tomando sua vitalidade contemporânea e seu passado industrial. O térreo ocupado por comércios e vegetação conduz o público da orla em direção ao bairro.
Os vencedores serão homenageados no TBUH 13th Annual Awards Symposium, que acontecerá no Illinois Institute of Technology, Chicago, no dia 6 de setembro.