Esta semana em Cinema e Arquitetura, apresentamos uma produção nacional: “Arquitetura, A Transformação do Espaço”, dirigido por Walter Lima Jr, o filme é dividido em três movimentos e nos apresenta uma síntese histórica da arquitetura brasileira, com depoimentos de grandes ícones como Burle Marx, Lina Bo Bardi e Gregori Warchavchik. Além disso, o diretor nos traz a visão de outros importantes arquitetos, peões, estudantes e transeuntes anônimos, brindando uma outra perspectiva sobre a concepção dos espaços e da Arquitetura.
Já no prólogo, Joaquim Cardoso, poeta e engenheiro, define a arquitetura como a limitação dos espaços habitáveis. Brasília é apresentada através de imagens e entrevistas.
O primeiro movimento faz um resumo da história da arquitetura brasileira, ilustrado por obras que abordam o período da arquitetura colonial até o Ministério da Educação e Saúde. Em diferentes cenas, o diretor nos apresenta construções de diversos estilos arquitetônicos presentes em Olinda, Petrópolis e Rio de Janeiro. Além disto, neste movimento ainda há espaço para um depoimento de Gregori Warchavchik.
O segundo movimento consiste na fala de arquitetos sobre a crise na profissão, incluindo depoimentos de Lina Bo Bardi e as expectativas de um estudante de arquitetura.
No terceiro movimento, Burle Marx critica a arquitetura e a falta de controle urbanístico de São Paulo, seguido por depoimentos de Lúcio Costa e de habitantes de distintas cidades brasileiras que discorrem sobre os espaços que habitam.
Este foi o primeiro documentário dirigido por Walter Lima Jr. Filmado para a televisão, o filme fez parte da série "Globo Shell Especial".
FICHA TÉCNICA
Título: Arquitetura, A Transformação do Espaço
Diretor: Walter Lima Jr.
Ano de Estreia: 1972
Tempo: 58 min.
País: Brasil
Diretor de Fotografia: José Ventura
Montagem: Nazareth Ohana
Som direto: Jair Vieira
Narração: Jair Silva
Formato: 16 mm
Veja o documentário completo aqui.