Há alguns dias foram anunciados em Medellín os 12 projetos ganhadores do Holcim Awards 2014 para América Latina. Como todos os anos, a Fundação Holcim premiou o desenvolvimento de respostas multidisciplinares diante dos desafios que enfrentam o desenho e a construção sustentável. Um parque público que está localizado sobre uma série de reservatórios na Colômbia, um centro de madeira em meio a selva tropical na Costa Rica e uma escola no México, ganharam, respectivamente, ouro, prata e bronze.
Um júri de especialistas internacionais, liderados por Bruno Stagno (Costa Rica), selecionou os ganhadores com base em alguns critérios de construção sustentável, enfatizando a arquitetura de qualidade, seu nível de aplicabilidade em outros locais e seu desempenho meio ambiental, social e econômico. O projeto que ganhou o prêmio máximo consiste na construção de um parque público para Medellín, cujo desenvolvimento relaciona aspectos sociais com requerimentos técnicos.
Veja a lista completa dos ganhadores latino-americanos e os vídeos dos projetos mais importantes, a seguir.
OURO: Unidades de Vida Articulada, UVA (Medellín, Colômbia)
AUTORES: Mario Fernando Camargo Gómez - Colectivo720 (Cali, Colômbia)
Luis Orlando Tombé Hurtado - Colectivo720 (Cali, Colômbia)
Esse projeto para a realização de centros de encontros em parques públicos contempla a criação de espaços ao redor e por cima de uma série de depósitos de água. Sua forma arquitetônica é inspirada na história do lugar, na topografia circundante e na estrutura dos tanques e piscinas existentes, dando lugar a uma intervenção com um mínimo impacto ambiental.
Dá-se especial atenção à gestão da água, com o emprego de tecnologias de reutilização que envolvem o uso da água pluvial e das águas cinzas na irrigação do parque.
Bruno Stagno valorizou a proposta por abordar um campo interdisciplinar e pouco explorado: "No projeto são combinados aspectos estéticos, sociais, econômicos e ambientais para conformar um sofisticado conjunto de espaços públicos e criar uma paisagem 'sócio-técnica' de grande beleza."
PRATA: Plataforma Arboreal (Puerto Viejo de Sarapiquí, Costa Rica)
AUTORES: Román Jesús Cordero Tovar - PLUG architecture (Mérida, México)
Izbeth Katia Mendoza Fragoso - PLUG architecture, (Mérida, México)
O projeto para a sede da Fundecor (Fundação para o Desenvolvimento da Cordilheira Vulcânica Central) está situado em meio a uma floresta em Puerto Viejo de Sarapiquí, Costa Rica. Sua estrutura de madeira elevada é sensível ao seu entorno, utilizando sistemas ativos e passivos de baixo custo para minimizar seu impacto ambiental. A estrutura de madeira é coberta por painéis fabricados com o alumínio de caixas de leite recicladas.
A organização sem fins lucrativos tem como objetivo "contribuir com a gestão sustentável dos recursos naturais e melhorar a qualidade de vida nas regiões da floresta tropical. Como consequência disso, o centro de conhecimento informará os seus usuários sobre a gestão florestal e os benefícios do desenvolvimento de uma economia dependente dos serviços florestais, assim como fomentar a preservação do meio ambiente.
BRONZE: Escola com alinhamento pedagógico (San Andrés Payuca, México)
AUTORES: Julio Amezcua y Francisco Pardo - at103 (Cidade do México, México)
Ariel Rojo Design Studio, Esrawe Studio, Entorno Taller de Paisaje, ROW Studio, Cadena + Associates Concept Design
Um edifício escolar em San Andrés Payuca no México baseado em um modelo educativo alternativo que oferece, além dos conteúdos curriculares comuns, o ensinamento de práticas agrícolas, pecuárias e métodos de construção. Seu desenho propõe o uso de blocos compactados e reforçados com cimento, com cantos arredondados que permitem montá-los em uma série de curvas baseadas em princípios orgânicos.
Prêmios Holcim Awards Reconhecimento 2014
1. Breathing Envelope: Centro de convenções e espaços públicos empilhados verticalmente, Bogotá, Colômbia
Autores: Daniel Bermúdez, Daniel Bermúdez e Cia, Bogotá, Colômbia e Juan Herreros, Estudio Herreros, Madri, Espanha
2. Harvesting Agriculture: Centro comunitário para coleta de água e agricultura, Matacos, Formosa, Argentina
Autores principais: Damián Fernández e Joaquín Trillo, Fundación Red Comunidades Rurales, Tilcara, Jujuy, Argentina
Coautores: Vicky González, Manos de Hermanos, Lote 8, Formosa, Argentina
3. Indoor-Outdoor: Escola adaptada a seu entorno, Jacmel, Haití
Autores: Kamil Rusinek y Maciej Siuda, arquitetos, Varsóvia, Polônia; Katarzyna Dąbkowska, Jerzy Mazurkiewicz, Marta Niedbalec y Łukasz Piasta, arquitetos, Breslavia, Polônia
4. Rural Campus: Campus universitário para regeneração da comunidade, Acatitlán, México
Autor principal: Oscar Hagerman, arquiteto, Universidad del Medio Ambiente, Cidade do México, México
Coautores: Arturo Farías, científico, Universidad del Medio Ambiente, Cidade do México, México; Juan Carlos Cano e Paloma Vera, Cano Vera Arquitetura, Cidade do México, México; Federico Llamas e Francisco Bonilla, Universidad del Medio Ambiente, Valle de Bravo, México; Miguel Campero, Centro Viva, Valle de Bravo, México
5. Under Construction: Restauro do centro urbano histórico, Quito, Equador
Autores: David Barragán, Pascual Gangotena e Esteban Benavides - Al Borde Arquitectos, Quito, Equador
Prêmios “Próxima Geração”
Primeiro Lugar Holcim Awards “Próxima Geração” 2014
Fruit Salad: Relocação da infraestrutura urbana na margem do rio, Manaus, Brasil
Autores: Alejandro Alaniz, Iván Báez, Christian Barrera e Patricio Francisco Cuello, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina
Segundo Lugar Holcim Awards “Próxima Geração” 2014
Laguna Chapel: Igreja e centro comunitário de madeira reciclada, Zoh Laguna, México
Autores: Lazbent Escobedo e Andrés Soliz, Universidad Nacional Autónoma de México, Cidade do México, México
Terceiro Lugar Holcim Awards “Próxima Geração” 2014
Den-City: Regeneração urbana através do adensamento, Córdoba, Argentina
Autores: Maya Wilberger e Lucía Zunino, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina
Quarto Lugar Holcim Awards “Próxima Geração” 2014
Plaza Mediateca: Biblioteca e mediateca, San José, Costa Rica
Autores: Fabricio Mora e María Emilia Sánchez, Universidad Latina de Costa Rica, Heredia, Costa Rica; Adrián Castro, Universidad Hispanoamericana, San José, Costa Rica