No próximo sábado, 25 de outubro, o arquiteto Frank Gehry regressará a Bilbao (Espanha) para por a pedra fundamental da futura ponte que levará seu nome, em honra a sua contribuição no impulso turístico e econômico que a construção do Museu Guggenheim (1997) trouxe à cidade espanhola.
Com 75 metros de comprimento, a ponte conectará a atual península de Zorrotzaurre, bairro industrial em atual processo de gentrificação, com o bairro local de San Ignacio. No início deste ano o prefeito de Bilbao, Ibon Areso, justificou sua decisão de batizar a ponte com o nome do Prêmio Pritzker 1989 dizendo que "Frank Gehry foi um homem que gerou uma projeção internacional importantíssima a Bilbao".
Saiba mais, a seguir.
Desenhada para abrigar duas vias de circulação para automóveis, duas vias para transporte público e uma ciclovia, a cerimônia simbólica do início das obras da futura ponte Frank Gehry contará com a presença do arquiteto americano, um dia após receber o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes 2014 na cidade de Oviedo (Astúrias, Espanha).
O reconhecimento de Bilbao a Gehry é justificado pela abertura do Museu Guggenheim (1997) que converteu a cidade num dos principais pontos turísticos da Espanha e foi o germinador do "Efeito Guggenheim", entendido como a catalização econômica e transformação urbana que gera certo investimento na infraestrutura cultural. Não obstante, segundo Iñaki Esteban em "El efecto Guggenheim, del espacio basura al ornamento"(2007), “um ornamento como o Guggenheim deve ter a suficiente singularidade para atrair o turismo numa civilização transitada pela concorrência entre imagens”. Sem ornamento, segundo Esteban, uma cidade que aspire a se converter em destino turístico internacional não será competitivo.
Nesse sentido, inaugurado há nove anos, BBC estimou que o impacto do Museu Guggenheim na economia do País Vasco foi superior aos 211 milhões de euros. Enquanto que em 2013, o Museu Guggenheim de Bilbao recebeu 931.015 visitantes e 65% correspondeu a turistas estrangeiros, provenientes principalmente de outros países europeus.