O título de "Melhor Edifício em Altura do Mundo" deste ano foi concedido ao One Central Park, em Sydney, Austrália. O prêmio, promovido pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), foi decidido após um longo processo que levou em consideração 88 propostas de quatro regiões. Representantes de cada um desses quatro vencedores apresentaram os projetos no CTBUH Awards Symposium, que aconteceu no dia 6 de novembro no Illinois Institute of Technology de Chicago, e o vencedor foi anunciado no Jantar de Premiação que sucedeu o simpósio. Saiba mais sobre o projeto vencedor, a seguir.
O One Central Park, projetado por Ateliers Jean Nouvel, utiliza tecnologias sustentáveis de uma forma pouco usual em edifícios em altura. Seu projeto é particularmente único entre os edifícios desta categoria pelo modo como torna essas tecnologias imediatamente visíveis e identificáveis. "Se fizermos todas essas coisas sustentáveis e ninguém puder vê-las, elas realmente existem? As escolhas que fazemos para um futuro sustentável não podem ser feitas no futuro. Elas precisam ser feitas hoje", disse Bertram Beissel, sócio no Ateliers Jean Nouvel, durante a apresentação do projeto vencedor.
Os usos inovadores de elementos naturais em todo o edifício poderiam gerar novas atitudes em relação ao projeto de espaços urbanos mais conscientes ecologicamente. "Ver esse projeto pela primeira vez me deixou estupefato", disse o jurado Antony Wood, Diretor Executivo do CTBUH.
Ao usar duas tecnologias inovadoras - hidropônicas e helióstatos - o projeto imediatamente se distingue dos muitos outros edifícios em altura. Videiras e folhagens densas surgem em cada pavimento, rendendo ao edifício fachadas verdes em constante mudança. A vegetação serve para sombrear os espaços externos e reduzir a energia necessária para o resfriamento interno. Outro elemento importante é o grande balanço que se prolonga dos pavimentos mais altos e direciona a luz do sol para locais específicos. Os helióstatos podem ser controlados para direcionar os raios de sol para o volume do edifício - quando é necessário aquecer os espaços internos - ou desviar os raios de sol do edifício, direcionando-os para o parque abaixo.
Os prêmios do CTBUH reconhecem projetos que fizeram importantes contribuições para o avanço do ambiente urbano e dos edifícios em altura, ou que alcançaram a sustentabilidade em um nível mais amplo. Veja, a seguir, a lista completa de vencedores e finalistas das quatro regiões.
Melhor Edifício em Altura do Mundo: One Central Park, Sydney, Austrália
- Apresentado por Michael Goldrick, Frasers Property e Bertram Beissel, Sócio, Ateliers Jean Nouvel
Américas:
Vencedor – Edith Green-Wendell Wyatt Federal Building, Portland, EUA
- Apresentado por Leslie Shepherd, United States General Services Administration e James Cutler, Fundador, Cutler Anderson Architects
Finalista – The Point, Guayaquil, Equador
Finalista – United Nations Secretariat Building, New York, EUA
- Apresentado por Michael Adlerstein, United Nations Capital Master Plan e John Gering, HLW International
Ásia & Australásia:
Vencedor – One Central Park, Sydney, Austrália
- Apresentado por Michael Goldrick, Frasers Property e Bertram Beissel, Sócio, Ateliers Jean Nouvel
Finalista – 8 Chifley, Sydney, Austrália
Finalista – Abeno Harukas, Osaka, Japão
Finalisat – Ardmore Residence, Singapura
Finalista – FKI Tower, Seul, Coréia do Sul
- Apresentado por Juan Betancur, Adrian Smith + Gordon Gill Architecture Finalista – Ideo Morph 38, Bangkok, Finalista Tailândia – Sheraton Tai Lake Resort, Huzhou, Finalista China – The Interlace, Singapura
- Apresentado por Tiang Wah Eng, Design Management, CapitaLand e Ole Scheeren, Diretor, Buro Ole Scheeren
Finalista – Jockey Club Innovation Tower, Hong Kong, China
Finalista – Wangjing SOHO, Pequim, China
Europa:
Vencedor – De Rotterdam, Roterdã, Países Baixos
- Apresentado por Jos Melchers, MAB Development e Ellen van Loon, OMA
Finalista – DC Tower, Viena, Áustria
Finalista – NEO Bankside, Londres, Reino Unido
Oriente Médio & África:
Vencedor – Cayan Tower, Dubai, EAU
- Apresentado por William Baker e George Efstathiou, Skidmore, Owings & Merrill
Júri:
Jeanne Gang – Studio Gang Architects: Presidente do Júri
Sir Terry Farrell – Farrells
David Gianotten – OMA
Saskia Sassen – Columbia University
David Scott – Laing O’Rourke
Wai Ming (Thomas) Tsang – Shenzhen Ping An Financial Centre Construction and Development Ltd. Co.
Antony Wood – CTBUH