“Num mundo onde sete bilhões de não-arquitetos constroem as cidades [...] a linguagem do arquiteto, para se referir ao projeto e construção da cidade está obsoleta.”
Através da compilação do material recolhido por Urban-Think Tank durante o período de três anos, este documentário dirigido por Martin Schwartz & Daniel Andersson, retrata a realidade da informalidade urbana em todo o mundo, estruturado numa viagem irreal pelo mundo em apenas um dia.
Fazendo perguntas ao invés de apresentar respostas, "Gran Horizonte" tem como objetivo ampliar a perspectiva dos espectadores sobre o mundo em que vivem e o mundo que poderiam ajudar a criar. O filme é baseado na filosofia de que o futuro do desenvolvimento urbano radica na colaboração entre os arquitetos, governos, empresas privadas e a população mundial dos bairros marginais.
Mais detalhes e o trailer do documentário, a seguir.
"Gran Horizonte" é o último projeto cinematográfico do Urban-Think Tank e é produzido por seus diretores, Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner.
Baseando-se no contexto global da informalidade, o filme se centra no desenvolvimento de estratégias para transformar as cidades em entornos mais produtivos e inclusivos na formação de uma nova geração que melhore as cidades do século XXI.
FICHA TÉCNICA
Direção: Daniel Schwartz e Martin Andersson
Produção: Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner
País: Suíça
Ano: 2013
Duração: 45 min.
Gênero: Documental