Penique Productions, atualmente, é uma dupla de artistas que se reúnem para realizar instalações infláveis efêmeras. São intervenções "site specific", onde a relação com a arquitetura é muito importante, já que é a mesma que define as caraterísticas estéticas da obra. O projeto nasceu em 2007 pelas mãos de Sergi Arbusà na "Universitat de Barcelona" com a obra "Espai 1" e tem viajando por países como Inglaterra, França, Itália, Portugal, México, Líbano e Brasil. No entanto, é a primeira vez de Penique productions no Rio de Janeiro, cidade em que Sergi decidiu viver.
Neste caso, o lugar escolhido foi o pátio interno do palacete da Escola de Artes Visuais Parque Lage, onde no sábado dia 24/01, foi instalada a obra "A Piscina do Parque Lage", um inflável laranja de 11m x 15m x 25m que cobriu por completo o histórico pátio e sua piscina.
A proposta é aberta, não havendo um interesse em definir o que quer dizer, o que significa ou o que pretende transmitir. Cada proposta é diferente, como cada espaço, cada espectador, cada público. A partir daí, o que vemos é um balão, um objeto artístico e é assim como se apresenta, expandido. Expandido até o ponto em que se relaciona com a arquitetura do lugar e se identifica.
O espectador acessa o interior da obra e observa como o espaço anteriormente conhecido, ou não, foi reconfigurado por uma capa plástica monocromática, através da qual só se desenham as formas de uma realidade que acaba de se converter em obra. Obra esta que torna visível um espaço que anteriormente era apenas o lugar onde habitam as coisas. Uma obra que o vento, o sol, a chuva e o passar das pessoas mantêm viva, respirando.
Ficha Técnica
Projeto: Penique Productions
Área: 3300 m³
Ano: 2015