Pascali Smerdjian Arquitetos colaborou com OSGEMEOS para a criação da primeira instalação permanente dos irmãos no Museu da Casa do Pontal, no Rio de Janeiro. Feito de uma estrutura de concreto aparente, o Bunker abriga a escultura criada pelos artistas.
Veja outras imagens do projeto e o texto dos arquitetos, a seguir.
OSGEMEOS dispensam apresentações. Consagrados nacional e internacionalmente pela personalidade e, sobretudo, pelo teor contestador das obras, os dois artistas jamais hesitaram quando se trata de experimentar novas possibilidades de questionar. E sempre chamam a atenção pela criatividade combativa das intervenções com que o fazem.
A mais recente delas é este bunker, cujo projeto fomos convidados a desenvolver. Localizado no Museu do Pontal, trata-se, literalmente, de um monumento à resistência artística. Após constatar que o museu vinha perdendo parte de seu espaço, a dupla resolveu erguer uma pequena casamata para abrigar as principais vítimas deste conflito – as obras de arte.
Nosso projeto foi elaborado com este exato intuito. Destacando-se na paisagem por seus traços bélicos e propositalmente rudes, o bunker abriga algumas das obras “refugiadas”, como uma nova escultura d'OSGEMEOS e obras do acervo do museu.
Texto por Pascali Semerdjian.