Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Cinema e Arquitetura: Corredores de ficção científica em 3D

Guardar

O projeto pessoal do artista e pesquisador espanhol Serafín Álvarez gerou como resultado uma impressionante coleção de corredores presentes em mais de 150 filmes de ficção científica. Agora seu trabalho atingiu outro nível, levando estes espaços às três dimensões através de seu levantamento posterior modelado.

Os diferentes corredores foram montados para conformar o Maze Walkthrough, um cenário 3D que pode ser percorrido pelo usuário em tempo real, mostrando diferentes estéticas comuns ao gênero e intersectando os corredores para acentuar suas diferenças e contrastes. O resultado é um aplicativo que está entre a visualização arquitetônica e um jogo FPS (First-Person Shooter), no qual o usuário controla em primeira pessoa um avatar situado no interior do labirinto, podendo percorrê-lo com relativa liberdade de movimentos.

Cinema e Arquitetura: Corredores de ficção científica em 3D - Mais Imagens+ 2

Como comenta Álvarez, "os corredores são todos diferentes e o labirinto é muito heterogêneo, portanto, navegar por esta arquitetura é como fazer um passeio contemplativo por diferentes estéticas comuns ao gênero, arquitetônica e cenograficamente". 

Estudo planimétrico que permitiu a modelagem dos espaços / Planta Parcial

Utilizando Unity 3D, um mecanismo de videogames, foi possível inserir uma câmera interativa no interior do modelo, somando físicas, efeitos de som e a música que acompanha o percurso.

Estudo planimétrico que permitiu a modelagem dos espaços / Cortes Parciais

Para desenvolver o projeto, o autor se uniu com o arquiteto Carlos Fdz. Rovira -quem realizou o material gráfico da proposta -, além do grafista Guillermo Cle, o músico Roc Jiménez de Cisneros e o programador Aitor Román. O projeto contou com suporte da BCN Producció '14 e La Capella, Institut de Cultura de Barcelona.

Saiba mais sobre o trabalho de Serafín Álvarez no seu site e faça o download do aplicativo para PC e MAC no seguinte link.

Cine y Arquitectura: una colección de Corredores de Ciencia Ficción

Cine y Arquitectura: una colección de Corredores de Ciencia Ficción (Parte 2)

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cinema e Arquitetura: Corredores de ficção científica em 3D" [Cine y Arquitectura: corredores de ciencia ficción en 3D] 13 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado 29 Mai 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/763723/cinema-e-arquitetura-corredores-de-ficcao-cientifica-em-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.