Nenhum arquiteto desempenhou um papel tão importante na definição do skyline de Manhattan no século XX como o Ralph Thomas Walker, vencedor da AIA Centennial Gold Medal e apelidado pelo New York Times de "Arquiteto de Século". [1] Mas um escândalo envolvendo alegações de contratos roubados por um funcionário de seu escritório precipitou sua retirada do mundo da arquitetura e sua queda a um relativo anonimato. Apenas recentemente sua prolífica carreira foi reexaminada e seu trabalho se tornou tema de uma exposição na Walker Tower em 2012.
A emergência de Walker na cena arquitetônica coincidiu com a proliferação dos arranha-céus no período após a Primeira Guerra Mundial. Walker rapidamente incorporou a presença do Art Déco, enaltecendo sua capacidade de se adequar à verticalidade dos arranha-céus e sua espirituosidade humanística, opondo-se à esterilidade do modernismo até seus últimos dias. [2] Seus edifícios, entre os quais o One Wall Street, o AT&T Long Distance Building e o Verizon Building, estão entre os exemplos mais influentes de arquitetura Art Déco já produzida.
Em celebração tardia deste que seria seu 125° aniversário, veja a seguir alguns dos projetos mais importantes de Walker:
AT&T Long Distance Building (Nova Iorque)
Irving Trust Company Building (Nova Iorque)
Times Square Building (Rochester, Nova Iorque)
Barclay-Vesey Telephone Building (Nova Iorque)
New Jersey Bell Headquarters (Newark, Nova Jersey)
Western Union Building (Nova Iorque)
Walker Tower (Nova Iorque)
[1] Para uma biografia completa do arquiteto, veja, Holliday, Kathryn. Ralph Walker: Architect of the Century. Rizzoli: 2012.
[2] Labine, Clem. “Rescuing Ralph Walker from Oblivion.” Traditional Building, December 2012. Disponível em http://www.traditional-building.com/Previous-Issues-12/DecemberBR12RalphWalker.html.