Neste documentário, o arquiteto Thiago Bernardes repassa os principais sucessos da vida laboral e familiar de seu brilhante e polêmico avô Sérgio Bernardes, incluindo material iconográfico e audiovisual exclusivo, parte da coleção pessoal de manuscritos, desenhos técnicos e croquis do arquiteto.
Sérgio Bernardes é responsável por inúmeros projetos no Brasil e no exterior, pelos quais recebeu importantes prêmios. Alguns de seus projetos já foram publicados no Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de São Cristovão, Planetário de Brasília, e o Pavilhão de Volta Redonda.
Além de suas obras, o filme aborda o homem que existia por trás do arquiteto, charmoso e sedutor, cercado por mulheres, era uma pessoa que ousava e não tinha medo de tomar atitudes radicais.
Apesar de sua relevante importância como arquiteto na mesma época de outros grandes nomes, como Oscar Niemeyer, Sérgio Bernardes foi esquecido pela história da arquitetura brasileira - a qual não destaca suas obras que em outrora já foram colocadas como grandes ícones da arquitetura nacional. Seu neto indaga “por que pararam de falar dele?” e esta é a questão que o documentário pretende expor ao espectador.
SINOPSE
“Eu invento meu mundo... e cada um de vocês deve inventar o seu mundo". Dita por Sergio Bernardes aos seus alunos em uma das cenas do documentário Bernardes, a frase é uma das inúmeras provocações levadas às telas pela vida e obra do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta, inventor e, sobretudo, humanista incompreendido pelo seu tempo, que faleceu em 2002, aos 82 anos.
O longa nasceu da busca pessoal do neto, também arquiteto Thiago Bernardes, pela história do avô,. É ele quem assina o argumento do filme, que tem direção de Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros, e vai à frente das câmeras entrevistar pessoas que conviveram com Sergio e visitar suas obras.
FICHA TÉCNICA
Direção: Paulão de Barros e Gustavo Gama Rodrigues
Produção: 6D Filmes
Pesquisa Documental: Adriana Caúla e Kykah Bernardes
Depoimentos de: Guilherme Wisnik, Ana Luiza Nobre, Lauro Cavalcanti, Alfredo Schwartz, Murilo Boabaid, Marcio Rebello, Sydnei Menezes, Maria Ângela Dias e outros familiares.
País: Brasil
TRAILER
Para mais informações, acesse o site oficial do documentário.