Celebrando sua recente 2015 Skyscraper Competition, a eVolo compilou uma lista dos projetos mais inovadores apresentados no concurso. Vinte arranha-céus de treze países se destacaram dos demais por suas formas pouco ortodoxas e soluções criativas para problemas socioambientais. Os desenhos vanguardistas variam desde microclimas autossustentáveis a extensas redes aéreas de bicicletas, abordando problemáticas culturais, sociais e sustentáveis do futuro através de estratégias inovadoras.
Conheça os 20 arranha-céus mais inovadores a seguir.
Breeding Clouds Skyscraper / Davide Coluzzi (Itália)
Considerando o aumento da aridez, acompanhado por uma diminuição de recursos, esta estrutura utiliza tecnologia de ionização para fomentar um ambiente controlado, um ecossistema vertical.
Migratory Lantern Flock: Nostalgia Across the Formosa Strait / Cai Zeyu and Du Dikang (China)
Migratory Lantern Flock tem como objetivo inspirar uma identidade cultural comum para a população de Taiwna através da reutilização de uma estrutura vernacular abandonada como marco para uma torre iluminada.
The Oculus: Regenerating Life Through a Vertical Topology / Rodrigo Carmona (EUA)
Através da implementação de um sistema meteorológico digital, o Oculus é uma torre auto-sustentável de usos mistos, tem como objetivo reforçar o sentido de comunidade em Manhattan e resolver as iminentes preocupações ambientais.
Xerophyte Tower / Allstair Lillystone and Shonn Mills (Reino Unido, Singapura)
Esta torre se inspira nas plantas dos deserto que conseguiram se adaptar aos seus climas, implementando um sistema de unidades modulares para criar uma estrutura com capacidade de adaptação similar.
Floating Waterfront Village: Trees of Life / Yi Wang and Jin Wei (China)
Em um esforço para preservar as características tradicionais do Delta do Rio Pearl, da China, o Floating Waterfront Village propõe um descolamento vertical para manter o estilo vernacular através de uma comunidade suspensa.
A Thousand Splendid Suns / Bart Chompff and James Park (Áustria)
Este projeto emprega estratégias tecnológicas para utilizar a energia solar, armazenando a energia latente dos raios do sol e distribuindo-a para a torre criando um controle térmico e uma produção interna de energia.
Bicycle Skyscraper Network / Si Hoon Choi, Do In Kim, Tae Joon Jeong, Chang Han Lee, Seong Hyun Yoon (Coréia do Sul)
Para promover um entorno mais saudável e diminuir o congestionamento no nível da rua, o Bicycle Skyscraper Network redireciona o tráfego de bicicletas a um sistema elevado de ciclovias proporcionando um deslocamento mais rápido e seguro.
Go Vertical: A City Designed for Volume / Margaret Rew, Taylor Hewett, Karilyn Johannesen (EUA)
O City Designed for Volume reinventa o desenho dos arranha-céus tradicionais como uma rede de sobreposição dos espaços públicos e privados que redefinem os estilos de vida dos ocupantes dos edifícios de uso misto, criando novas oportunidades para a interação.
Favela Skyscraper / Rodrigo Carranca Hernandez (México)
Este arranha-céu oferece um olhar ao futuro dos assentamentos informais aplicando um padrão de crescimento metódico às favelas, melhorando os níveis de vida dos seus habitantes e proporcionando um entorno auto-sustentável.
Water Skyscraper in Somalia / Nurzhanat Kenenov (Singapura)
Impulsionado pela escassez de água potável na Somália, este projeto propõe uma série de torres conectadas por um sistema de aquedutos que retiram o sal da água do Oceano Índico, a transportam para onde for necessário e no processo criam energia hidroelétrica.
Elegy of Skyscrapers: Museum of Manhattan Skyscrapers / Yike Peng, Fan Wu, Youyi Wang (Hong Kong)
O Museum of Manhattan Skyscrapers apresenta um método para conservar os arranha-céus de hoje como lembranças em concretos e atrativos espaços turísticos para gerações futuras.
The Habitable Obelisk / Jun Hao Ong (Malásia)
Retornando a santidade das antigas moradias escavadas nas pedras, Habitable Obelisk cria uma experiência social única dentro dos espaços esculpidos na torre.
Hi-Rise Waterfall / Gigih Nalendra, Nadia Vashti Lasrindy, Reza Arya Pahlevi (Indonésia)
Este arranha-céu aborda a problemática das inundações anuais de Jacarta provocadas pela falta de infraestrutura, introduzindo reservatórios na cobertura que fornecem energia hidroelétrica aos ocupantes da estrutura.
Re-scraper / Zhou Ping, Yang Dongqi, Xie Mingxuan, Chai Wenpu, Sun Wei, Yang Hui, Liu Chengming, Qi Shan, Deng Honghao (China)
Este projeto propõe uma solução para os problemas associados a demolição de edifícios, Re-scraper sugere a reutilização da infraestrutura existente como base para uma nova construção, simplificada por um sistema de impressão 3D.
Termite Skyscraper / Chong Wang, Mingwei Sun, Zhen Wang (China, Reino Unido)
Esta estrutura tem como objetivo diminuir a escassez de alimentos nas áreas sem terrenos agrícolas através de uma fazenda vertical que conserva uma alimentação regenerativa de termitas ricas em nutrientes.
Capture Wind: A Wind Farm in the Tropopause / Jiaqi Sun, Chang Liu, Mingxuan Qin (China)
Procurando diminuir a mudança climática causada pelo uso excessivo de combustíveis fósseis, este projeto propõe um sistema de torres que armazenam ventos de alta velocidade da troposfera, proporcionando energia limpa e confiável.
Land Liberator Skyscraper / Ming Liu, Chen Chen, Chao Nie, Hua Deng, Yinhan Zhou (China)
The Land Liberator procura combater a crescente problemática da contaminação atmosférica em Pequim deslocando gradualmente a cidade e sua população em uma direção vertical, permitindo assim a criação ecológica a nível do solo.
Cloucity / Juerg Burger, Ge Men, Qingchuan Yang, Yin Li, Wei Hou (Suíça)
Um complemento a infraestrutura existente, Cloucity propõe três torres residenciais interconectadas por um vazio central para atividades recreativas e reuniões públicas.
Re2iffel Equalizer Skyscraper / Teemu Holopainen, Tomi Jaskari, Tuomas Vuorinen, Simon Ornberg (Finlândia)
Re²iffel apresenta uma estrutura multi-uso que enfatiza a criação de um espaço público flexível e se adapta as previsões da mudança climática.
Diffused Boundaries Skyscraper / Satavee Kijsanayotin, Ben Novacinski, Hannah Mayer, Haydar Baydoun, Mingxi Ye, Zhifei Chen (Tailândia, EUA)
Este arranha-céu pesquisa como "esfumaçar os limites que criam separações entre o espaço público e privado, mas também como transpassar os estilos de vida cívicos e comunitários que atualmente acontecem no nível da rua para céu".
Para ler as descrições completas dos projetos, acesse www.evolo.us