Português de nacionalidade e criado na Venezuela, Manuel Pita, também conhecido como "Sejkko", é um cientista que expressa sua criatividade no Instagram. Suas fotos compõem figuras conceituais ligadas às dimensões do espaço e do tempo.
Sejkko é derivado do japonês seikko, que significa “criança sincera” e “força da verdade”. A escolha deste nome demonstra as intenções do português com sua arte.
Na série "Casas Solitárias" o artista retrata casas portuguesas que - através das cores, arquitetura e entorno - transmitem suas lembranças, principalmente ligadas ao seu lar de infância.
A seguir, um texto do artista sobre o projeto.
"As minhas “casas solitárias” começaram a existir, de alguma forma, desde que eu era muito pequeno. Houve um momento em que eu percebi que havia uma dicotomia em mim, entre o que estava a ver fora, e aquilo que estava dentro do meu mundo interior.
Olhando para trás, eu sinto que tendo nascido nos trópicos, parecia trazer lembranças de outro lar, um de cores muito suaves, sons subtis e quase imperceptíveis. As cores vibrantes da minha nova casa surpreenderam-me, fascinaram-me, e contrastaram profundamente com o que trazia dentro de mim.
As minhas casas costumam ter essas cores tropicais e vibrantes do lugar onde nasci. Às vezes, quem as vê, vai-se sentir confuso: algumas casas parecem perdidas e fora do lugar. Outras transmitem uma sensação de abundância ou plenitude, de saber onde estão, e de conterem calor humano. Estas casas, invariavelmente, carregam elementos da criança ainda hoje em mim, e da minha dicotomia.
Hoje continuo à procura dessa casa, que vive nas minhas memórias vagas desde sempre, nas mais tradicionais casas portuguesas. Todas as fotos são feitas com o meu telemóvel, e editadas para mostrar o que eu vejo nelas. Recentemente comecei-me a interessar muito por documentar também as suas personalidades, dentro do contexto geográfico e cultural onde elas se inserem."