
Frei Otto (31/5/1925 - 9/3/2015) foi um arquiteto e engenheiro alemão conhecido por suas inovações em estruturas leves e tensionadas. Logo após eu falecimento em 2015, foi laureado com o Prêmio Pritzker e antes disso, em 2006, foi homenageado com a RIBA Royal Gold Medal. Muitas de suas pesquisas em estruturas tensionadas são tão relevantes hoje quanto eram 60 anos atrás, e seu trabalho continua a influenciar arquitetos e engenheiros de diversas partes do mundo.

Em várias frentes Otto foi muito além de seu tempo, vislumbrando novos meios de usar o mínimo de material e energia para criar espaço, abordando a sustentabilidade muito antes do termo ser empregado na arquitetura. Seu interesse em expandir os limites da disciplina é evidente em sua fascinação pela experimentação quando fala que precisamos compreender os "processos físicos, biológicos e técnicos que dão origem aos objetos."

Um ponto importante na carreira de Otto foi o projeto para o Pavilhão Alemão na Exposição Mundial de Montreal em 1967. Esse trabalho demonstra a importância cada vez maior da tecnologia, da pré-fabricação e da produção em massa na arquitetura e, pela primeira vez, atraiu atenção mundial para suas estruturas tensionadas.

Talvez seu trabalho mais conhecido, o Estádio Olímpico de Munique de 1972 é outro exemplo de como Otto empregou suas lições sobre estruturas tensionadas. A estrutura ondulante, em contraste com o estádio que a precedeu, tinha como objetivo apresentar uma face diferente e mais suave da Alemanha. Quase 40 anos após sua conclusão, a estrutura permanece de pé, inspirando os visitantes da mesma forma que fez nos Jogos Olímpicos de 1972.

Frei Otto é lembrado também por ter trabalhado em colaboração com outro vencedor do Prêmio Pritzker, Shigeru Ban, no Pavilhão do Japão para a Expo 2000 em Hannover, e por sempre trabalhar em conjunto com equipes multidisciplinares. Talvez mais importante, Otto sempre contribuiu com a riqueza do conhecimento estrutural e técnico, e continua (e continuará) inspirando as futuras gerações de arquitetos, engenheiros e construtores.

.