Localizado nos arredores do Minhocão, "Empena Viva" é um painel projetado e concluído pela Nitsche Projetos Visuais a convite da "Virada Cultural 2015" de São Paulo.
Mais imagens da intervenção e descrição do artista, a seguir.
Texto do Artista:
A legislação para construção no centro da cidade e arredores permitia que se erguessem edifícios junto aos recuos a fim de constituir as frentes de rua formando grande eixos construídos. As mudanças de planejamento, construções antigas que não acompanharam essas transformações e terrenos expectantes da cidade acabaram por não conformar essa malha urbana, o que permitiu o surgimento das chamadas “empenas cegas”, laterais dos edifícios junto aos limites do terreno que não tiveram a continuidade de outro prédio anexo.
Nos edifícios de São Paulo essas empenas cegas surgem como grandes paredões sem aberturas e estão presentes por toda a cidade. Chegaram a servir como grandes plataformas publicitárias tipo “outdoor” até a implantação da lei “Cidade Limpa”, que impediu este tipo de utilização.
Porém não só o mercado enxerga o potencial desses espaços. Eles são um verdadeiro objeto de desejo de pichadores, grafiteiros e artistas - o desejo de transformar uma empena cega numa empena viva!
Especialmente no Parque Minhocão as empenas cegas formam um impressionante conjunto de “telas em branco”, como se o elevado fosse uma grande galeria suspensa em escala metropolitana.
O projeto, encomendado especialmente para a “Virada Cultural 2015”, potencializou esta possibilidade com a pintura da Empena de 10 andares e 10 metros de largura do Edifício Paulo Theodoro, na Avenida General Olimpio da Silveira, 327, Avenida sob o Minhocão.
Foram 4 semanas de projeto e negociação com possíveis edifícios; 5 dias de execução incluindo aluguel e instalação de plataforma para 3 pintores com 10 metros de trilho e cabos de aço (para execução da pintura como o cabeçote de uma grande impressora); mangueira de nível, prumo, linha de marcação e fita crepe; 3 demãos de tinta preta especial para piso e 43 máscaras de adesivo: 43 silhuetas de seres vivos desenhadas em negativo com o fundo existente da empena, pessoas desenhadas com a cidade.
Equipe: Lua Nitsche, Pedro Nitsche, João Nitsche, André Scarpa, Rosario Borges de Pinho, Rodrigo Tamburus, Flavia Schikmann, Pamela Gomes, Maria Emanuel Silva, Joaquin Gak.