Conhecido pelos projetos do Clube de Operários Rusakov e de sua própria casa, o arquiteto e pintor russo Konstantin Melnikov (3 de agosto de 1890 - 28 de novembro de 1974) apenas recentemente recebeu o reconhecimento que merecia. Rejeitado pelo establishment arquitetônico da União Soviética, terminou sua carreira na arquitetura apenas uma década após tê-la iniciado, retornando à pintura e deixando um legado de poucas obras concluídas.
Inicialmente formado tendo como base as ideologias e linguagens neoclássicas, a relação de Melnikov com o historicismo não durou muito. O jovem arquiteto logo se viu expandindo as fronteiras de uma vanguarda impulsionada pelo levante político e pela revolução cultural de Lenin.
Seu primeiro grande projetos foi o Pavilhão Soviético para a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de Paris, no qual Melnikov inaugurou uma série de ideias que reaparecem em seus trabalhos posteriores: composição dinâmica de volumes, coberturas inclinadas e uma energia que parecia incorporar o ethos dos primórdios da sociedade soviética.
Concluída em 1928, sua casa era algo sem precedentes na União Soviética (ou mesmo no resto do mundo). Composta por dois volumes cilíndricos de três pavimentos interseccionados que formam seis áreas entre as quais as funções da casa se dividem. O aspecto mais icônico do projeto é, certamente, a repetição de aberturas hexagonais.
Simultaneamente, o Clube de Operários Rusakov estava prestes a ser concluído. Hoje, o clube é o projeto público mais aclamado de Melnikov, considerado uma joia do Construtivismo Russo dos anos 1920.
Ao final daquela década, Moscou estava repleta de clubes operários projetados por Melnikov, como os de Burevestnik, Frunze, Kauchuk e Svoboda. Cada um desses projetos, únicos à sua maneira, compartilhavam de elementos circulares nas plantas e janelas, geometrias exageradas e arranjos volumétricos pouco comuns.
O fluxo de encomendas e o sucesso profissional de Melnikov terminou tão rapidamente quanto começou. Em 1933, o clima político entre os arquitetos havia mudado e o individualismo e a exploração formal de Melnikov passaram a ser mal vistos.
Veja, a seguir, alguns projetos de Melnikov publicados em nossa página:
The Architecture of Konstantin Melnikov in Pictures
Melnikov House Listed As Cultural Heritage Site
.