Há dois meses, nós pedimos a todos os nossos leitores que estivessem no último ano do curso de Arquitetura que nos enviassem qualquer trabalho construído que eles tivessem feito como parte de seus estudos. Com isso, nossa intenção era mostrar a fantástica diversidade de ideias e estilos que está surgindo nas diversas instituições mundo afora e a resposta que tivemos foi incrível. Com quase 100 propostas enviadas, recebemos projetos de países como Chile, Estados Unidos, Noruega, Japão e do Brasil. Recebemos desde projetos pragmáticos como uma capela para uma comunidade carente no México e um parklet de baixo custo, até construções extravagantes como uma estrutura de aço que conecta lugares através do som e também um palheiro habitável.
Com a ajuda dos editores do ArchDaily e ArchDaily em Espanhol, fizemos uma seleção de 26 dos projetos mais interessantes e inovadores de todo mundo.
Título do Projeto: Fluid Pavillion (Universidade de Cornell)
Nome da Disciplina: Special Topics in Construction From Sheet To Form
Tutores: Martin Miller and Sasa Zivkovic
Estudantes: Charisse Foo and Hanxi Wang
País: Estados Unidos
Usando a ideia de memória material, este pavilhão adaptável de plástico dos estudantes Hanxi Wang e Charisse Fooo, da Universidade de Cornell, brinca com a ideia de equilíbrio e estados de repouso. Usando o processo de termoformagem para deformar uma folha de plástico até uma determinada forma, eles “programaram” um novo estado de repouso para o material, expandindo em um conjunto de formas 2D para criar uma superfície para as telhas.
Título do Projeto: Espacio – Relax en Bambú (Universidade San Martín de Porres)
Nome da Disciplina: Taller 4
Tutores: Rodrigo Amorós and Harold Noriegac
País: Peru
Baseada na ideia de que a construção é um componente essencial da educação em arquitetura, esse workshop desafiou os alunos a projetar e construir uma estrutura de bambu. A estrutura deveria ser projetada em uma semana e construída em 10 dias. Mais especificamente, a estrutura deveria fornecer sombra e espaço de relaxamento e encontro para os estudantes.
Título do Projeto: Frame Pavilion (College of DuPage)
Nome da Disciplina: Arch Design + Build
Tutores: Mark A. Pearson and Mark Rose
Estudantes: Rachel Banaszewski, Joseph Barba, Paul Berkowicz, Jude Cann, Ralph Dabu, Patrick Desamito, Francois El-Bittar, Eric Hurtt, Jacquelyn Johnson, Tala Kadro, Alexander McWhirter, Andres Pinto, Alex Schneider, Kevin Smith, Jose Zarate, Kevin Zeng
País: Estados Unidos
Projetado e construído por 16 alunos da comunidade em um curso de 8 semanas, o Frame Pavilion foi a primeira oportunidade dos estudantes de construir um projeto que haviam concebido. Como sugerido pelo nome, o pavilhão se baseia na ideia de emoldurar paisagens e o executa em cedro. Cada módulo forma uma moldura separada, que varia de desenho e é colocada de modo a emoldurar um espaço social da comunidade do campus enquanto que ao mesmo tempo tenta emoldurar a luz e vistas da paisagem.
Título do Projeto: Biblioteca Milton Santos (UFMG)
Surpervisor: Profa. Margarete Maria de Araújo Silva
Estudante: Eric Crevels
Assunto: Projeto de Conclusão de Curso
País: Brasil
O trabalho foi desenvolvido de modo a explorar a dualidade entre materiais e sistemas alternativos de construção. Como um exercício empírico, a construção da Biblioteca Milton Santos foi realizada, localizada no Centro de Referência do Bambu (CERBAMBU) no distrito de Ravena, e em parceria com o expert em bambu Lúcio Ventania. O projeto foi realizado principalmente em bambu, usando diferentes sistemas construtivos derivados deste material.
Título do Projeto: SoundWorm! (The Rice School of Architecture)
Estudantes: Adelina Koleva, George Hewitt, Juan Borbon, Juncheng Yang, Lydia Smith, Nathan Keibler
País: Estados Unidos
Reunindo uma equipe interdisciplinar e ampliando seu espírito para cobrir todo o campus, o projeto SoundWorm! foi concebido como um modo de combater o isolamento e alienação presente na vida universitária, com destaque para as demandas de tempo das aulas, estágios e mídias sociais que impedem que os estudantes formem relações com o espaço físico – ou entre si. SoundWorm! tenta trazer a comunicação tecnológica para o espaço público, usando som (o sentido mais público de todos) em 5 alto falantes na estrutura da SoundWorm!, que transmitem som de 5 dispositivos de gravação dispostos pelo campus. Colocada ao lado da biblioteca, a SoundWorm! é uma tentativa de criar uma biblioteca pública de som e de comunicação oral.
Título do Projeto: Mo_gallery (Universidade de Alicante)
Nome da Disciplina: Workshop “Pneumatic Serendipity”
Estudantes: Pedro Miguel Caballero Sánchez (Universidad de Granada), Cristina Sastre Navarro (UCAM), Antonio José Rodríguez Sánchez (Universidad de Valencia), Diego J García López (Universidad Alicante)
País: Espanha
A partir do workshop “Pneumatic Serendipity”, realizado na Universidade de Alicante, emergiu este projeto colaborativo que uniu estudantes e profissionais de arquitetura de universidades do sudeste da Península Ibérica para construir um museu temporário. O museu irá levantar fundos para a Fundação “Movember”, que ajuda a combater o câncer em homens. Os estudantes projetaram uma exposição temporária para a cidade de Caravaca de la Cruz, que irá ser montada em praças públicas e irá mostrar uma coleção de pinturas e fotografias de jovens artistas durante o mês do “Movember”.
Título do Projeto: Pavilion near the River (Universidade de Arquitetura e Engenharia Civil Samara)
Estudante: Ilya Nekrasov
País: Russia
Este projeto, construído para o Festival Nizhny Novgorod’s 2015 O’Gorod, é parte de um projeto maior sobre simplicidade na arquitetura. Com o objetivo de enfatizar o contexto e a criação de um “catalizador” para o entorno da área, o pavilhão tenta simplesmente enquadrar a paisagem da área da maneira mais clara possível, mantendo entretanto uma identidade projetual para si mesma.
Título do Projeto: Comedor Comunitario Guaraní (Pontificia Universidade Católica de Valparaíso)
Nome da Disciplina: Travesía
Tutores: Rodrigo Saavedra and Óscar Andrade
País: Chile
Parte da visão poética da Escola de Arquitetura e Design da Universidade Católica de Valparaíso, todo ano o workshop Travesía organiza uma viagem para uma comunidade americana, com o objetivo de projetar e construir uma obra arquitetônica. Neste programa, realizado em novembro de 2014, o workshop do terceiro ano, composto por 44 estudantes e 2 professores foram de ônibus até Valparaíso, no Chile, até a comunidade indígena Tekoa Pindo-Porty, localizado a 30 quilômetros ao sudeste de Porto Alegre, Brasil. Em uma vizinhança periférica chamada Lamí, o grupo realizou o seu projeto, construindo um espaço de encontro para a comunidade.
Título do Projeto: Säie Pavilion (Aalto University)
Nome da Disciplina: Wood Program 2015
Tutores: Pekka Heikkinen, Philip Tidwell, Hannu Hirsi
Estudantes: Claire Bouthegourd, Elisabeth Kofler, Giulia Archimede, Hiroko Mori, James Stanier, Javier Mera, Kento Manabe, Laura Zubillaga, Ninni Westerholm, Simen Bie Malde, Joni Helminen
País: Finlândia
Projetado para a exibição o Museu de Arquitetura Finlandesa, o pavilhão Säie tem como objetivo fornecer espaço para workshops e atividades do museu, bem como servir como espaço de socialização e relaxamento ao redor do museu durante o verão. Construído de madeira de pinheiro finlandês, o pavilhão faz bom uso de seu material de construção ao fazer referência aos pavilhões de jardim tradicionais e gazebos, assim como a arquitetura gótica finlandesa e as densas florestas que as inspiraram. Ao invés de ser construída de maneira convencional, a estrutura brinca ainda mais com a temática da floresta ao ser moldada no local durante a construção.
Título do Projeto: Casa Revista (FAUUFRJ)
Tutores: Andrés Passaro e Marcos Silvoso
Projeto: Clarice Rohde
País: Brasil
Casa Revista é a primeira casa fabricada digitalmente no Brasil. Trata-se de um projeto de pesquisa desenvolvido por Clarice Rohde no Laboratório de Modelos 3D e Fabricação Digital (LAMO3D) da FAU-UFRJ, coordenado por Andrés Passaro. Baseado no sistema WikiHouse de construção, que utiliza apenas encaixes de peças usinadas em uma router CNC, de fonte aberta, o estudo busca seu abrasileiramento, aclimatação e solucionar questões básicas que envolvem o morar.
Título do Projeto: UnBlocked (MIT)
Estudantes: Shiyu Wei, Evelyn Ting, Bumjin Kim
País: Estados Unidos
Um espaço de exibição leve, Unblocked é uma estrutura e ao mesmo tempo uma pele para telas e exposições que podem ser facilmente desmontadas e montadas no local, criando um espaço escavado unido por pequenos vínculos de tensão. Interações menores podem funcionar como trabalhos individuais e fornecendo abrigo para o público, ou simplesmente funcionando como uma entrada para encorajar as pessoas a entrarem, enquanto interações maiores podem produzir espaços escultóricos de arte. Este protótipo especificamente é inspirado pela escultura de bronze de Lipchitz, de 1950 “O Nascimento das Musas”, escolhida devida a sua escala e planicidade, mas pode ser facilmente adaptada ao local ou tema de exposição que detém.
Título do Projeto: Pabellón (Universidade Modelo. Mérida,Yucatán)
Tutores: Arq. Isaac Zambra and Arq. Lourdes Inés Echeverría
Estudantes: Alir Daphne Herrera Gomez, Pablo Guillermo Alamilla Moreno, Maria Fernanda Espinosa González, Elvia Gabriela Sanchez, Alejandro Aranda Mena
País: México
Este projeto foi criado por cinco estudantes e trata-se de um pavilhão caracterizado por painéis de madeira triangulares, revestido por um verniz transparente. Medindo 1,25 metros, os painéis são conectados por vínculos de plástico a cada 30 centímetros. A estrutura tem 1,9 metros de altura e pode abrigar de 12 a 15 pessoas.
Título do Projeto: PennDesign Pavilion 2015 (Universidade da Pensilvânia)
Tutores: Mohamad Al Kayer, Ezio Blasetti, Danielle Willems, Andrew Saunders
Estudantes: Billy Wang, Kathryn Vergeyle, Kyle Ingber, Erik Leach, Emily Gruendel, Jose Holguin, Daniel Fachler, Harry Lam, Mark Chalhoub, Ma Ning, Benita Trenk, Rhea Gargullo, Walaid Sehwall, Matthew Lewis, Jung Jae Suh, Libby Bland, Clay Gruber, Amanda Huang, Jon Canter, Jie Xu, John Darby, Ruiyi Chen, Sameeha Joshi, Xi Yao, Yannick Rodriguez Diza
País: USA
Um pavilhão de pesquisa temporário para a Universidade da Pensilvânia, o PennDesign Pavilion é uma estrutura flexível surpreendentemente leve, apesar de sua aparência exterior robusta. Formado por arcos de madeira como molduras e com metal em sua parte superior, o pavilhão busca explorar a construção topológica e a lógica de montagem.
Título do Projeto: TIA2 - Parklets! (Universidade de Morón)
Nome da Disciplina: Taller Integral de Arquitectura DOS
Tutores: Arq. Alejandro Borrachia
Estudantes: Gaston Budin, Gabriel Sottile, Gustavo Losio, Norberto Oleaga, Sebastian Cecchetti
Professores Assistentes: Franco D´Aversa, Matías Carloni
País: Argentina
Imaginando um assentamento urbano futuro, onde os pedestres são os maiores atores da cidade, o projeto busca criar um "habitat minimalista" como uma extensão da calçada para uso temporário e intercambiável. Parte da avaliação do projeto do Parklets! se baseou no uso dos recursos disponíveis no momento da construção.
Título do Projeto: Digital Fabrication Lab Research Pavilion (Universidade de Tóquio)
Nome da Disciplina: Advanced Design Studies, Digital Fabrication Lab
Projeto Diretor: Prof. Yusuke Obuchi
Tutores: Hironori Yoshida, Toshikatsu Kiuchi, So Sugita, and Toshihiko Kiuchi, Kosuke Nagata, Kaz Yoneda
Estudantes: Kevin Clement, Minjie Xu, Fawad Osman, Qiaomu Jin, Ornchuma Saraya, Benjamin Berwick, Anders Rod, Yanli Xiong, Gilang Arenza Judinaputra, Pitchawut Virutamawongse, Samuel Aaron Eugene Lalo, Rosina Shatarova, Ratnar Sam, Ying Xu, Deborah Lopez, Hadin Habib Charbel, Ann-Kristin Crusius, Jiang Lai, Yuanfung Lu, Alexandra Karlsson, Jan Vranovsky, Mariko Mori
País: Japan
Uma proposta que se baseia mais no método do que no produto em si, o Laboratório de Fabricação Digital criou este pavilhão como prova do conceito de sua proposta principal: uma rede de impressoras 3D monitorada por seres humanos que pode ser chamada de STIK (Smart Tool Integrated Konstruction - Ferramente Inteligente e Integrada de Construção). Ao invés dos materiais normalmente utilizados na impressão 3D, foi usado waribashi, um material reciclado produzido como um subproduto da indústria japonesa de produção de hashis. Baseado na análise das propriedades do waribashi e na compreensão e controle de como eles são distribuídos, o sistema pode criar estruturas grandes e complexas que são inteiramente autoportantes.
Título do Projeto: Paolo Salvetti Lab (Escola da Cidade)
Projeto: Paolo Michele Salvetti
Brasil: Brasil
Este projeto é um experimento empírico sobre a percepção do espaço em um período em que as imagens dominam a arquitetura contemporânea. O trabalho questiona como o espaço pode tocar o indivíduo, buscando criar uma atmosfera que proporcione diferentes sentimentos, como surpresa, fechamento, abertura e acolhimento; uma tentativa de criar uma arquitetura mais humana e sensitiva. O objetivo é estimular o sentido de individualidade em cada pessoa; através do bambu, Paolo Salvetti tentou criar diferentes percepções de densidade, peso e forma - propriedades estruturais para a visão, tato, equilíbrio e integração com a natureza e o contexto.
Título do Projeto: Johnson County Sunset Office Building Pavilion (Kansas State University)
Nome da Disciplina: Design+Make Studio
Estudante: Valerie Gaughan, Anna Groppoli, Brian Delaney, Tanner James, Ian Cole
Mentor: el dorado inc
País: Estados Unidos
O prédio Johnson County Sunset Office já foi projetado e construído, mas os planos de adicionar um espaço externo para encontros e socializações foram abandonados, deixando o complexo com nenhum espaço ao ar livre. A disciplina Design + Make Studio, da Universidade do Kansas, veio para resgatar e desenvolver um conceito usando ideias dos arquitetos do projeto original. O estúdio também tinha nove grandes vigar de madeira laminada colada para redirecionar, e a equipe as utilizou para construir uma estrutura que se expande a partir do edifício existente.
Título do Projeto: Capilla Vistas de San Pablo (ITESM Querétaro)
Nome da Disciplina: TAAC-Taller Activo
Tutores: Alfonso Garduño Jardón and Carlos Gómez Chinchón
Estudantes: Daniela Cruz Charlot and María José Robles Adame
País: Mexico
O principal objetivo do workshop era reviver o "coletivo" na construção da cidade, trabalhando com a comunidade para projetar e construir um projeto público durante 16 semanas. Os estudantes eram os responsáveis por obter os recursos necessários para a execução do projeto, que foi desenvolvido em Vistas de San Pablo, uma comunidade carente que precisava de uma capela para a realização de missas e para aulas de catecismo. Os moradores da comunidade começaram a construção da capela, colocando uma parede de blocos em um lado do terreno e que foi usada como ponto de partida no projeto da capela que se desenvolveu através do diálogo entre a comunidade e os estudantes.
Título do Projeto: Rindal Star Cube (Univeridade de Ciências e Tecnologia da Noruega)
Estudantes: Erik Hadin, Emily-Claire Nordang, Sina Wagner, Lea Wenzel, Lola Lagier, Marie-Louise Kittel, Agustin Ruvira, Anna Marco, Christoffer Hagen, Anette Helstad, Aino Telama, Erling Søyland, Kristine Frøshaug, Bendik Jarmund Molnes, Tiphaine Laurent, Simon Schwaiger, Lara Castillo
Consultores de Arquitetura: Bjørn-Otto Braaten, Arnstein Olav Gilberg
Supervisão Estrutural: Jan Helge Siem, Filippo Frontini
Gestão de Projeto e Construção: Jan Siem / Arstein Gilberg
País: Noruega
Construído como uma estrutura para observação de estrelas, o Rindal Star Cube foi projetado e construído totalmente por estudantes, dando a eles experiência em levando um projeto do início ao fim. A estrutura de um cubo preto de 5m² parece forte e intimidador visto do lado de fora, com uma superfície rígida contextualizando a geometria dura do cubo, mas o seu interior é uma área aberta e lúdica, projetada em torno da ideia de uma jornada que leva as pessoas a olharem para cima, em direção às estrelas em uma rede fluida situada entre as plataformas. O projeto tem ainda espaço para fogueiras e áreas de dormir, mas infelizmente não inclui marshmallows.
Título do Projeto: Sombreadero Patio de Madera (Universidade Católica do Chile)
Nome do Estúdio: Introducción a la Construcción
Tutores: Claudio Vásquez, Diego Arroyo and Miguel Delso
Estudantes: Claudio Vásquez, Diego Arroyo, Miguel Dleso, Esteban Arteaga, Cristóbal Montalbetti and Juan Echaurren
País: Chile
Feita para cobrir o patio do campus Lo Contador da unviersidade, a estrutura foi feita de madeira, PVC e concreto. Seus componentes - pilares, vigas, cobertura e fundações - foram executados durante o semestre pelos estudantes com a ajuda de membros da faculdade. Este trabalho foi dividido em quatro fases que foram distribuídos entre os grupos compostos por seis estudantes e um professor assistente: projeto planimétrico, protótipos em escala (maquetes), prototipagem 1:1 e construção.
Título do Projeto: The Crack Pavilion (Universidade de Chalmers)
Diretores de estúdio: Jonas Lundberg, Daniel Norell
Tutors: Klas Moberg, Karin Hedlund, Pedram Seddighzadeh, Ellen Ordell
Estudantes: Team of 25 Students from Material & Detail Studio of the first year Master’s Program (MPARC)
País: Suécia
Buscando repensar os blocos de concreto, o pavilhão deve mais ao detalhamento da alvenaria inca do que à construção modernista de concreto. Construído em seções geométricas intertravadas de concreto, o pavilhão foi concebido de modo a dar diferentes expressões e elevações; mudando da forma sólida e pesada durante o dia para mostrar faixas de luz durante a noite devido a sua iluminação interior. Toda a estrutura é montada em apenas 9 peças moldadas cuidadosamente antes de serem montadas em 3 dias, de maneira igualmente cuidadosa.
Título do Projeto: Pouso (IAU-USP)
Estudantes: Ana Carolina Martins Dias Felizardo, Aline Sgotti, Camile Vecchi Pacheco, Giulia Massignan, Nayara Caroline Batista Resende, Natasha Cristina Bellaz do Amaral Campos Silva
País: Brasil
Desenvolvido por seis alunas do primeiro ano do UAU-USP, Pouso consiste em um experimento de projeto que tinha como objetivo apresentar aos estudantes os processos construtivos envolvidos na criação de um mobiliário urbano. O objeto foi concebido para ocupar o espaço urbano, baseado na relação entre o objeto e o usuário constituindo-se de uma cobertura de superfície paramétrica, assentada sobre um esqueleto oco de madeira, o qual foi moldado para garantir a forma inicialmente planejada.
Título do Projeto: Mobile Craft Module (California College of the Arts)
Nome da Disciplina: Prototyping Mobility Advanced Architecture Studio
Tutores: Adam Marcus
Estudantes: Barry Atiabet, Keith Edwards, Joshua Evans, Tien Yi Hsieh, Ludmila Ilieva, Reynaldo Kambey, Thomas Monroy, Ryan Montgomery, Mark Nicholson, Chien Lien Pan, Murhaf Salameh, Adithi Satish, Jin Shen
País: Estados Unidos
Ancorando o Market Street Prototyping Festival em São Francisco, o Mobile Craft Module é um protótipo para uma série de estações flexíveis e reconfiguráveis que incorporam espaço de workshop e espaço de um exposição em um só módulo de rolamento craft. Cada módulo é parcialmente aberto, com armazenamento também modular, com áreas de exposição e trabalho em seu interior, usando um sistema plug-and-play que permite uma fácil reconfiguração. A estrutura de aço é revestido em madeira de cedro; como um toque de identidade, o revestimento é cortado roboticamente em uma série de formas abstratas que acabam por formar a sigla "CCA" se olharmos a partir do ângulo correto.
Título do Projeto: DIGFABMTY 1.0 (Tecnológico de Monterrey - Campus Monterrey)
Nome da Disciplina: Tecnologias Avanzadas en la Arquitectura
Tutor: Alex Rodriguez
Estudantes: Paulina Rangel, Francisco Ruiz, Omar Nava, Maru Padilla, Cesar Delgado, Andrés Martinez, Esteban Huacuja, Javier Jasso, Cristina Gonzalez, Lucia Coronel, Alberto Frias
País: Mexico
O projeto começou com um algorítimo criado por um dos estudantes onde um componente em forma de pirâmide foi colocado através de uma superfície abobadada, criando uma forte diferenciação ao mudar a sua altura. Outro algorítimo foi elaborado para desdobrar os 195 componentes em uma superfície plana para ser cortada a laser e então dobrada para gerar a forma piramidal com uma única peça de Coroplast de 3 milímetros. O time cuidadosamente juntou todos os componentes usando uma pistola de grampo industrial e vínculos de plástico e a estrutura foi reforçada com canos de PVC fixos ao chão. O pavilhão irá encorajar no futuro, os estudantes usem técnicas de fabricação digital.
Título do Projeto: Jello Pavilion (Universidade de Cornell)
Tutor: Lorena del Rio
Estudantes: Nils Axen, Danica Davis, Bee Gan, Yiwei Gao, Irene Garcia, Boyao Jiang, Lucia Lee, Jingyang Liu, Liam Martin, Alejandra Martinez, Jinting Yang, Yaoyi Zhou
País: USA
Inspirado pela arquitetura avant-garde que abrangeu o potencial plástico revolucionário nos anos 70, o pavilhão Jello é uma estrutura inteiramente inflável construído com pouquíssima verba. Estimulados por querer trabalhar em algo mais leve durante o stress da semana de exames, o fino invólucro de plástico envolve um grande ventilador que infla o interior em um espaço globular, que pode ser configurado para qualquer uso necessário simplesmente usando faixas de Velcro anexado ao redor do pavilhão. Cheio de balões e projeções de luz, o pavilhão Jello é simplesmente divertido.
Título do Projeto: Kerby (Columbia University)
Nome da Disciplina: Fast Pace // Slow Pace
Tutores: Mark Bearak, Bridget Borders
Estudante: Maximilian Hartman, Jordan Meerdink, Shalini Amin, Nutchanun Boontassaro, Tanya Griffiths, Julien Gonzalez, Jasmine Ho, Fancheng Fei, Ian Wang, Nicole Mater
País: Estados Unidos
Chamado de Kerby e feito para ser um "viajante do mundo", este pavilhão é uma instalação interativa que pode ser completamente desmontada e enviada através do mundo, antes de ser reagrupada em algo semelhante a um quebra-cabeças 3D em cerca de 2 horas, supondo que você não tenha perdido nenhuma das peças. Cortado a partir de compensados de madeira de um modo que encoraja o material a se tornar mais fluido, Kerby já foi exibido na apresentação de final de ano do Columbia GSAPP e no FIGMENT Art Fair.
Agradecemos a todos que se juntaram a nós e nos enviaram seus projetos - esperamos que vocês tenham gostado de ver o que estudantes ao redor do mundo têm a oferecer tanto quanto nós!
Article Credits:
Textos: Dario Goodwin (English), Pola Mora (Spanish) and Romullo Baratto (Portuguese) Rory Stott (introduction)
Traduções: Katie Watkins
Produção: Rory Stott