O Comitê de Arquitetura para Educação (CAE) do Instituto dos Arquitetos Americanos (AIA) anunciou os vencedores do Prêmio de Projetos Educacionais, que reconhece qeuipamentos educacionais que "servem como um exemplo de um excelente lugar para se aprender, promovendo os objetivos do cliente, as metas e o programa educativo e, ao mesmo tempo, demonstrando excelência no projeto arquitetônico."
Uma grande variedade de projetos, como escolas públicas de ensino fundamental, escolas de ensino médio, e instalações de ensino superior, foram submetidos ao Comitê, que observou que muitos dos edifícios incorporam "espaços informais e flexíveis para a colaboração e a interação social ao lado de espaços de ensino", bem como arquibancadas, anfiteatros e espaços de discussão.
Conheça os projetos premiados a seguir:
Prêmio de Excelência: Torre Berklee; Faculdade de Música Berklee, Boston, Massachusetts / William Rawn Associates, Architects, Inc.
Este edifício de 16 andares de uso misto cria um centro de gravidade e uma forte identidade para o campus da Faculdade de Música de Berklee. O mais proeminente é um espaço de 12 metros de altura para apresentações e refeições que faz frente para uma importante via em Boston, recebendo apresentações de estudantes todas as noites. Doze andares, com capacidade para 380 alunos, além de um centro de fitness e salas de prática de música se localizam acima do espaço de apresentações. Seis lounges de pé direito duplo nos níveis residenciais ajudam a criar um senso de comunidade ao conectar pares de pavimentos de estudantes. Em apoio a programas de crescimento de Berklee em tecnologia musical, dois andares abaixo das habitações abrigam o maior estúdio de gravação da Nova Inglaterra.
Prêmio de Excelência: Edifício de Educação de Saúde e Ciências (HSEB); University of Arizona & Northern Arizona Universit, Phoenix, Arizona / CO Architects com Ayers Saint Gross
O recurso de projeto mais proeminente é o revestimento de cobre estriado, que é uma resposta ao clima árido do deserto. O projeto atende a altas aspirações das duas universidades para a identidade, sustentabilidade e ambientes de aprendizagem novos e vibrantes. Muitos espaços com foco no aluno incentivam a interação entre estudantes e professores. As áreas de aprendizado do projeto são organizadas em blocos orientados no sentido leste-oeste para minimizar a exposição do edifício ao intenso sol do Arizona. Estes blocos estão localizados próximos uns dos outros, produzindo um estreito "canyon". Este espaço auto-sombreado serve como área de encontros ao ar livre e oferece acesso às salas de aula e estúdios.
Prêmio de Excelência: Centro Universitário; The New School, Nova Iorque / Skidmore, Owings & Merrill LLP com SLCE Architects
Esta nova instalação multiuso é o "coração" de New School. Com seu centro de campus de 21,368 m² de sete andares e torre residencial de 12,077 m², o Centro Universitário reconfigura os elementos de organização de um campus tradicional, de salas de aula tradicionais para salas de aula e de estar. Vias verticais, horizontais e diagonais do campus trabalham em conjunto para facilitar o movimento através da construção, enquanto o aumento de oportunidades para a interação entre alunos e professores é um reflexo da natureza interdisciplinar da universidade.
Prêmio de Excelência: Colégio Vashon Island; Vashon Island, Washington / Integrus Archtecture
Localizado em uma pequena ilha em Puget Sound, a equipe de projeto trabalhou com a comunidade para entender a relação estreita entre os alunos e a paisagem. A equipe buscou preservar essa conexão ao transmitir um aspecto de porosidade ao novo edifício. O conceito de porosidade define como o edifício possibilita conexões espaciais e como os alunos entram e saem do edifício. As áreas comuns estão localizadas ao lado de mais espaços formais de ensino, enquanto uma área comum de aprendizagem se estende até a biblioteca. Uma pequena sala de apresentação em grupo está situada dentro das áreas comuns e um pátio central dispõe de áreas de aprendizagem ao ar livre.
Prêmio de Mérito: Escola Primária Carl Sandburg; Kirkland, Washington /NAC|Architecture
Preservar e melhorar a sensação de parque da Escola Primária Carl Sandburg foi fundamental para o projeto da nova escola. A escola tem capacidade para acomodar 600 estudantes em conjuntos de 3 ou 4 salas de aula. Cada conjunto é organizado em torno de uma área aberta compartilhada de aprendizagem, salas de grupos pequenos e áreas para os professores. A transparência entre os espaços expande as salas de aula, permitindo que pequenas e grandes atividades em grupo possam ocorrer nas áreas comuns.
Prêmio de Mérito: Espaços da Graduação Clough de Aprendizado Comum; Instituto de Tecnologia da Geórgia, Atlanta, Georgia / Bohlin Cywinski Jackson
Os Espaços Comuns da Clough incentivam a aprendizagem colaborativa, a instrução científica e a vida universitária no centro do campus de Georgia Tech. Os Espaços Comuns da Clough tornaram-se o centro da atividade acadêmica no campus de tecnologia, enquanto seu jardim no terraço é uma dos locais mais populares desse campus.
Prêmio de Mérito: Edifício da Faculdade de Artes Performáticas Reed; Portland, Oregon / Opsis Architecture LLP
O Edifício da Faculdade de Artes Performáticas Reed engloba teatro, dança, música, e programas previamente espalhados pelo campus de 116 hectares, em um lar vibrante e multidisciplinar para as artes. O edifício de 7.246 metros quadrados incorpora espaços em sintonia com as necessidades técnicas de cada programa, ainda adaptáveis para incentivar o trabalho em equipe, a experimentação e a mudança.
Prêmio Walter Taylor: Colégio e3 Civic; San Diego, California / LPA, Inc.
A partir da entrada de estacionamento a circulação central oferece aos alunos mais do que apenas um percurso. A conexão transparente entre a educação e a comunidade é enfatizada pelos degraus centrais e pelo espaço da galeria que liga os dois andares.
Prêmio Shirley Cooper: Escola Nueva em Bay Meadows; San Mateo, California /Leddy Maytum Stacy Architects
A Escola Nueva apresenta aos estudantes do ensino médio uma "ecologia da aprendizagem" integrada que os conecta a um mundo complexo e cambiante. O novo campus proporciona uma paisagem de espaços educativos inovadores que apoia o envolvimento interdisciplinar e o engajamento em projetos, promovendo um forte sentido de comunidade.
Notícias e descrições dos projetos via American Institute of Architects.