Com uma abordagem sutil em relação ao lugar e ao programa, os projetos de Eduardo Cadaval & Clara Solà-Morales são abstrações geométricas fortes, porém não agressivas, fascinantes, porém não indelicadas. Em um recente documentário sobre a obra do escritório - Cadaval & Solà-Morales / Synthesis and Containment - os arquitetos explicam sua história e processo de trabalho com comentários são intercalados com percursos em algumas de seus mais famosos edifícios. Juan Herreros, fundador e diretor do Estudio Herreros, caracteriza os arquitetos não como heroicos ou épicos, mas como bailarinas, que fazem o impossível parecer fácil. Josep Luis Mateo, fundador e diretor do escritório Mateo Architectura, exalta: "pode-se compreender sua obra por si mesma, sem ter que recorrer às suas referências".
Após fundarem seu escritório em Nova Iorque em 2003, Cadaval & Solà-Morales foram atraídos para o dinâmico ecossistema arquitetônico de Barcelona - com seus concursos públicos, uma cultura de design cada vez mais presente e uma estreita relação com a academia - e mudaram seu escritório para lá em 2005. A maior parte dos projetos construídos do escritório se encontram na Espanha, país natal de Solà-Morales, e no México, onde nasceu Cadaval. Entre estes exemplos estão a Casa TDA em Oaxaca, a Casa Sunflower em Port dela Selva, a Casa X em Cabrils, e a Casa nos Pirineus, no Vale Aran.
Embora residências sejam o principal tipo de obra do escritório, elas não são o único nicho de sucesso do escritório. Cadaval explica que não acredita em uma visão estreita da profissão, onde arquitetos projetam apenas varandas ou guarda-corpos, mas, por outro lado, ele enxerga a escrita e a conversa como complementares e essenciais à arquitetura. O escritório também é conhecido por suas instalações e estruturas efêmeras, como o Pavilhão PIC em Barcelona. Projetos efêmeros, diz Solà-Morales, encorajam uma franqueza que é menos contida e anônima que um edifício, porque as estruturas são transitórias. Dissociando o termo da política, pode-se dizer que Cadaval & Solà-Morales possuem um poder sutil, um poder que não precisa nos convencer de seu sucesso, mas prospera com uma confiança que parece fácil.