Eugène Green, diretor nova-iorquino naturalizado francês, é conhecido por sempre abordar a transmissão de conhecimento entre suas personagens e a paixão por diferentes formas de arte. Em seu quinto filme, não é diferente.
"La Sapienza" retrata o encontro de quatro pessoas que se reapaixonam pela vida. A marca do diretor está presente nos diálogos que possuem os prismas da arte e arquitetura como principais temas e ocorrem entre Alexandre - um arquiteto experiente - e Goffredo - um jovem que pretende estudar arquitetura.
Desta forma, o longa-metragem traz um interessante debate sobre a arquitetura barroca italiana. Nas conversas entre Alexandre e Goffredo fica clara a dualidade conceitual existente entre os grandes gênios Francesco Borromini e Gian Lorenzo Bernini - sendo o primeiro aberto à diferentes experiências e o segundo mais racional.
Vale destacar que o filme recebeu este título como referência à Igreja Santo Ivo Della Sapienza, construída no século XVII por Borromini, em Roma.
O DIRETOR
Com suas raízes nos clássicos do cinema francês, os personagens de Eugène Green tendem a olhar diretamente para a câmera quando falam, neste ato a fala se potencializa e torna-se protagonista nas cenas. O ritmo de seus filmes também é deliberado: a câmera olha para cada personagem de uma vez e examina com calma seus cenários: paisagens ou interiores de um edifício.
Em "La Sapienza" o diretor mantém sua assinatura e, assim, enaltece as obras de Borromini e Bernini.
SINOPSE
Alexandre, um arquiteto bem-sucedido, vai para a Itália trabalhar num livro acompanhado de Alienor, sua esposa, que sente o casamento abalado. Em Stresa, conhecem Goffredo, futuro estudante de arquitetura, e sua irmã Lavinia, sofrendo de um transtorno nervoso. Enquanto Alienor fica com Lavinia, Alexandre continua sua viagem com Goffredo. A separação será o início de uma nova jornada para o casal. Uma história de amor que se desenvolve no paralelo entre arquitetura e inspiração artística.
FICHA TÉCNICA
Título Original: La Sapienza
Gênero: Ficção
Direção e Roteiro: Eugène Green
Produtores: Alessandro Borelli e Martine de Clermont-Tonnerre
Elenco: Fabrizio Rongione, Christelle Prot Landman, Ludovico Succio, Arianna Nastro
País: França e Itália
Ano: 2014
Duração: 105 min.
Cor: Colorido
Produção: La Sarraz Pictures e MACT Productions
Distribuição: Supo Mungam Films
TRAILER