Tomando como modelo a indústria automobilística, aeronáutica e processos de produção em série, os arquitetos espanhóis do [baragaño], em colaboração com ArcelorMittal, projetaram um modelo de residência produzido totalmente em fábrica. Uma vez concluído, é transportado até seu local de implantação.
O modelo básico [#bh01] possui 39 m² e está formado por dois volumes e uma cobertura transitável, com a possibilidade de se ampliar facilmente no futuro, horizontal ou verticalmente. Segundo os arquitetos, é um método que "facilita notavelmente sua construção, gera menos resíduos que os sistemas tradicionais e incrementa a segurança dos trabalhadores envolvidos na montagem".
Construída rapidamente, num período de quatro meses, são reduzidos os custos e prazos de execução, permitindo um rápido retorno do investimento. Seus acabamentos são flexíveis e podem variar de acordo com o usuário, e a casa pode ser transportada facilmente a outros locais.
"São casas crescentes, que oferecem ao usuário a possibilidade de articular de modo simples, um futuro crescimento no espaço e no tempo, assim como as mudanças de uso, dentro da mesma, com relativa facilidade", agregam.
* Mais detalhes dos diferentes modelos aqui.