Administrar seu próprio escritório de arquitetura é difícil .Enquanto quase todo arquiteto começa com uma ideia forte do tipo de empresa que quer ser, sem o constante cuidado, ele pode facilmente cair na realização daqueles trabalhos que temos que fazer para pagar as contas, ao invés daqueles trabalhos que você gostaria de fazer desde o princípio. Neste artigo, originalmente publicado por Archipreneur como "9 Creative Business Development Strategies For Architects and Designers," Sabrina Wirth explora maneiras de não apenas sempre ter trabalho entrando, mas garantir que é o tipo certo de trabalho a fazer.
Não importa se você trabalha em um grande escritório de arquitetura ou um pequeno estúdio, todos necessitam um plano para conseguir novos contratos. O prospecto de trabalhar em Requisições para Propostas e Requisição para Qualificações (respectivamente Request for Proposals e Request for Qualifications em inglês, termos que se assemelham aos nossos concursos públicos) para ganhar um lugar no pódio, no entanto, pode ser amedrontador e algo que poucas pessoas querem fazer.
Felizmente, este não é o único caminho para a captação de novos projetos. Na verdade, as estratégias mais eficazes de desenvolvimento de negócios envolvem mais tempo gasto na construção de relacionamentos pró-ativos (antes do projeto ser tornado público), e menos tempo em responder às tais requisições que estão disponíveis a qualquer um.
Abaixo estão 9 estratégias que podem te ajudar a definir uma boa abordagem de desenvolvimento de negócios para se destacar no mercado e ganhar mais clientes e projetos:
1. Identifique o projeto ideal e então trabalhe nos bastidores
Quais são os projetos ideais para sua empresa? Quem são as pessoas que podem te levar à eles? Faça uma boa pesquisa em seu ambiente social e encontre maneiras de os encontrar lá. Os melhores projetos ou parcerias acontecem através de comissões diretas através de um contato pessoal. Estabeleça a conexão pessoal através de networking, frequentando os mesmos lugares que seus clientes ideais costumam ir. Se ainda não o fez, comece a pensar em todos contatos da sua agenda como clientes em potencial, colaboradores ou que levem à novas informações: o contato que vai ter levar ao seu próximo projeto pode ser uma pessoa que você já conheça.
2. Exiba seu trabalho através de objetos portáteis e compartilháveis
Muitas empresas elaboram livros que são um mostruário de seu trabalho. Ao invés de transformar o livro em um simples portfólio, faça deste livro um objeto de design em si. Suas filosofias de projeto podem ser manifestadas em um objeto tangível (livros, cartões de negócio, etc) que sua empresa produz, para que sempre que você encontrar um cliente em potencial, é possível oferecer uma pequena amostra do que faz o seu escritório ser tão bom. Acompanhe de emails bem desenhados, e garanta que seu website seja claro e fácil de entender. O pior para um cliente é ser desmotivado por um site devagar ou muito complicado.
3. De prosseguimento
Garanta sempre ter seu cartão de negócios em mãos, e após receber vários cartões em eventos de profissionais da área, não esqueça de incluí-los em sua lista de emails e os mantenha conectados através de emails pessoais e periódicos. Se gostaria de enviar atualizações ocasionais com um serviço de email em massa como Mailchimo ou Constant Contract, não esqueça de perguntar se eles gostariam de ser incluídos em sua lista de emails.
4. Transforme sua empresa em uma marca
Se torne um expert em uma área específica de projeto. Determine a competência disponível no escritório, e o tipo de projetos que sua empresa gostaria de ser conhecida por ter realizado. Talvez esteja relacionado ao meio ambiente, (como SITE e HOK) ou projetos urbanos (Gehl Studio), master plans, residencial, cultural, cívico ou de paisagismo. É preciso ter algo que clientes em potencial possam associar com o nome de sua empresa. Se seu desejo é ser mais generalista, e ser conhecido por soluções criativas e projetos de alta qualidade, então transforme o processo e a filosofia em sua marca registada, (como Grimshaw). Para ser capaz de promover e divulgar seu escritório, é necessário ser capaz de proporcionar algo que é único apenas para sua empresa, que possa utilizar ao fazer propaganda de si mesmo.
5. Crie 'embaixadores da sua marca' em seu escritório
Crie uma cultura de empresa que reflete seu escritório como de fácil acesso e divertido de trabalhar. Garanta que haja uma comunicação fluida dentro do escritório para que quando arquitetos estejam viajando, possam discutir de maneira confortável informações sobre a empresa, divulgando a visão do escritório e criando novos contatos de negócios.
6. Organize palestras abertas em seu escritório
Organize eventos e palestras abertas em seu escritório para que possa convidar a todos para conhecer o escritório e uma oportunidade de apresentar sua empresa à um novo público, Melhor ainda, realize eventos que nada tenham a ver com arquitetura, mas algo que sua empresa acredite. Isso faz sua empresa ter fácil abordagem, além de demonstrar uma face diferente da prática arquitetônica.
7. Participe como orador do maior número possível de palestras
Você nunca sabe quem está na platéia, e é uma ótima maneira de alcançar multidões de pessoas ao mesmo tempo. Em uma escola, você pode achar que já atraiu mais estudantes que querem trabalhar para você, mas você também pode chamar a atenção de um desenvolvedor que está dando uma aula naquela escola que pode querer te contactar sobre uma oportunidade em potencial .
8. Aumente sua presença online
Mais do que agendar palestras, é uma das melhores formas de alcançar grandes audiências e chamar a atenção de muitos clientes potenciais em todo o mundo ao mesmo tempo. Pense em manter um blog em seu site para publicar atualizações freqüentes e também usar Instagram e Twitter para aumentar a sua presença on-line. Instagram é especialmente rápido e visual, de modo arquitetos podem "seduzir" os clientes, com belas imagens que se relacionam com a sua concepção estética, sem ter que gastar tanto tempo; o Retorno em Investimento aqui é melhor do que em qualquer outra plataforma, porque atinge muitas pessoas sem muito esforço. Com o Twitter, você pode retuitar artigos sobre sua empresa, conduzir as pessoas ao seu blog ou postar atualizações e imagens também.
9. Crie uma rede com colegas
Outras empresas e profissionais da indústria são grandes fontes de se manter atualizado em tendências e novos empreendimentos. Ao invés de considerar outras empresas como concorrentes, considere-os como parceiros em potencial para projetos futuros: a experiência combinada e complementada de cada escritório apenas pode ajudar a tornar uma proposta comercial mais forte. Além disto, manter boas relações com outras empresas também pode levar a informações de novos projetos que você não tinha conhecimento antes.
Gerar novas oportunidades de trabalho envolve tanto marketing e comunicação, mas acima de tudo envolve atenção às relações. Contanto que você continue fazendo network de forma eficaz e mantenha seus contatos falando de você, então a sua empresa provavelmente irá aparecer durante conversas sobre novos projetos. E contanto que seu nome continue a aparecer, e você busque proativamente novas informações, o mais provável é você ser incluído em listas e receber comissões diretas.
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