O Museu da Língua Portuguesa, localizado no edifício da Estação de Trens e Metrô da Luz, região central de São Paulo, foi atingido por um incêndio de grandes proporções.
Saiba mais, a seguir.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 37 viaturas e 97 homens foram enviados ao local e o incêndio está controlado em fase de rescaldo. Por enquanto há notícia da morte de um homem que atuava como bombeiro do museu após sofrer uma parada cárdiorespiratória. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
Inaugurado em 2006, e idealizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Fundação Roberto Marinho, o museu foi concebido dentro de um novo conceito, totalmente virtual, empregando formas diferenciadas de comunicação com o público - filmes, módulos interativos, leituras e audiovisuais, entre outros recursos de última geração.
O projeto arquitetônico de Pedro e Paulo Mendes da Rocha foi desenvolvido com espaços que receberam a mais alta tecnologia em um edifício centenário, símbolo da industrialização paulistana e tombado pelo patrimônio histórico nacional. A Estação da Luz ocupa uma área de 7.470 m², dos quais 4.333 m² foram cedidos pela CPTM à Secretaria Estadual da Cultura para a instalação do Museu da Língua Portuguesa. O saguão central, os subsolos e a gare permanecem propriedade da CPTM.
Marcos Palumbo, coronel do Corpo de Bombeiros, disse que o incêndio começou no primeiro andar e passou para os andares superiores, tomando conta de todo o museu e danificando sua cobertura. Devido à estrutura de madeira, material plástico e de borracha que compõem o edifício, as chamas se propagaram rapidamente.
A maior parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa é virtual e poderá ser recuperado.
Acompanhe nossa cobertura.