_HI_RES_(1).jpg?1449603126)
Swarovski comissionou FR-EE / Fernando Romero EnterprisE para projetar uma instalação, para a exposição Design Miami/, que "explora a relação do homem com o sol". Mil milhões de vezes menor que o sol, a instalação intitulada "O Sol" é uma cúpula geodésica esférica a partir de 2880 cristais da Swarovski que "aumentam a luz emitida desde seu núcleo" para "evocar o movimento da superfície gasosa do sol".
"O projeto me permitiu explorar as matemáticas em relação com a natureza e minha ascendência mexicana, que é muito importante e pessoal para minha prática", disse Fernando Romero.
"Os padrões geométricos que se apresentam na instalação refletem os que se encontram no mundo natural e nos lembra que certas proporções são tecidas na trama da natureza", agregou Romero. "O produto final está destinado a capturar o sentido da curiosa sincronicidade do universo, um equilíbrio difícil entre o caos e a ordem".
_HI_RES_(6).jpg?1449603076)
De acordo com Swarovski, O Sol estava "inspirado" na geometria sagrada utilizada pelos antigos aztecas e maias na construção de suas pirâmides, que foram projetadas como um meio para ver os eventos celestiais. Levou mais de 350 horas de trabalho de engenharia e três meses de projeto e desenvolvimento técnico para a instalação ser concluída.
A instalação foi apresentada na Design Miami/.