“Barcelona Dynamics” é um projeto de visualização de dados sobre Barcelona que, através de uma série de 24 mapas virtuais, mostra os usos do solo das diferentes regiões, o tipo de construção predominante em cada bairro e as diferenças entre o centro e as periferias, entre outros aspectos.
A iniciativa foi desenvolvida pelo estúdio 300.000 Km/s, juntamente com membros da Área Metropolitana de Barcelona (AMB), instituição encarregada de administrar a conurbação de 36 municípios, com o objetivo de disponibilizar os dados necessários para a elaboração de um novo plano urbano para a Área Metropolitana.
Mais informações, a seguir.
A configuração atual de Barcelona é produto da implementação de um plano diretor aprovado em 1976. No entanto, durante estes quase 40 anos, o território, que é uma das maiores regiões metropolitanas da Europa, continuou crescendo.
Por este motivo, tornou-se necessário um instrumento que refletisse os usos reais da cidade por parte de seus quase 3,2 milhões de habitantes - cifra que a coloca em 8° lugar na lista de cidades mais populosas da Europa.
Para organizar as informações disponíveis, os dados de Barcelona Dynamics estão classificados segundo três indicadores: densidade, tempo e diversidade. No caso da densidade, a área metropolitana se apresenta como uma concentração, no tempo, como uma sequência, e em diversidade, como uma mescla.
Deste modo, os pesquisadores obtiveram, por exemplo, que embora a área metropolitana seja, no geral, densa, ela adquire diferentes formas através dos eixos cívicos, o que depende da relação entre a superfície do terreno e a superfície construída. É isto que se vê no mapa a seguir.
Ouro tema apresentado corresponde Às regiões da cidade destinadas a instalação de fábricas. Em relação a isto, obteve-se que a gama de indústrias dentro de Barcelona é bastante ampla e estas não estão instaladas apenas em regiões industriais, mas também e áreas urbanizadas.
A diferença no parcelamento do solo é um ponto que mudou muito na região metropolitana de Barcelona com a implementação do plano diretor de 1976. No mapa a seguir, o terreno colorido de roxo corresponde à divisão que havia antes do plano, já em verde está representada a fragmentação posterior.
Veja os demais mapas no site oficial do “Barcelona Dynamics”.