Em abril de 2013 a Companhia de Engenharia de Tr[áfego (CET) de São Paulo começou a implementar a iniciativa "Frente Segura" com os chamados "biciboxes". Trata-se de áreas de espera exclusivas para motos e bicicletas, diferenciadas pela pintura no asfalto e localizadas entre a faixa de pedestres e os automóveis.
Deste modo, os ciclistas e motociclistas ficam mais visíveis para todos os condutores que esperam no semáforo, o que diminui a incidência de conflitos entre os diferentes usuários da rua e garante a segurança dos pedestres.
Desde que os "biciboxes" começaram a ser implementados, os atropelamentos de pedestres diminuíram 28% e os acidentes com algum tipo de ferimento diminuíram 6%. Além disso, o número de acidentes envolvendo qualquer tipo de veículo diminuiu 12%, segundo os dados da CET. Neste último caso, o número de feridos também diminuiu de 186 para 155.
Apenas no primeiro ano de implementação do "Frente Segura", que faz parte do Programa de Proteção à Vida, foram pintados 109 "biciboxes", e em outubro do ano passado já eram 326 os cruzamentos que contavam com estas áreas de espera exclusivas. A prefeitura pretende alterar outro 71 cruzamentos nas avenidas Bandeirantes, Ing. Caetano Álvares, Prof. Francisco Morato, Radial Leste, Rebouças, Sumaré e Tancredo Neves.
Assim, espera-se poder diminuir o número de acidentes, que em 2014 causaram 1.249 fatalidades, entre as quais 555 de pedestres (44,4%), 440 de motociclistas (35,2%) e 47 ciclistas (3,8%)
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