Recuperar quatro hectares de espaço desocupado sob a rodovia elevada Gardiner Expressway, em Toronto, é o principal objetivo de “Under Gardiner”, um projeto urbano que tem previsão de ser construído em meados deste ano.
A iniciativa segue a tendência de projetos emblemáticos realizados em outras cidades do mundo - como o icônico High LIne em Nova Iorque, o Baana em Helsinki, e a Plantée Promenade em Paris - que reconhecem o potencial dos espaços vagos e os convertem em novos lugares de encontro para a comunidade.
Entretanto, deve-se mencionar algumas características de diferenciam este projeto de iniciativas similares. O Under Gardiner é uma proposta que conta com o apoio de dois filantropos locais, Judy y Wil Matthews, que em novembro do ano passado doaram ao município de Toronto o montante de US$ 25 milhões para ajudar a concretizar esta iniciativa. A previsão é que o primeiro trecho seja concluído em 2017.
O projeto também se destaca por consolidar ainda mais uma área que apresenta vários espaços culturais e estações de transporte público, como a estação de trem Exhibit GO Station, o que ajudará a reafirmar este ponto como uma porta de entrada na orla da cidade.
Os cidadãos tiveram a oportunidade de participar da tomada de decisões, opinando através da enquete: "O que é que só poderia acontecer aqui?"
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo conhecer as expectativas dos cidadãos para o local e levantar sugestões para transformar o espaço em um verdadeiro lugar de encontro.
Por ora, prevê-se a construção de espaços entre os pilares com distintos programas, como por exemplo, um mercado de agricultores, apresentações musicais e teatrais e festivais de arte.