A seção Fotografia e Arquitetura está de volta para nesta ocasião nos apresentar o fotógrafo e físico do norte do Irã Mohammad Reza Domiri Ganji, que interessado nas fotos panorâmicas e na arquitetura, fotografou durante 5 anos locais e estruturas históricas próprias da cultura islâmica. A maioria feita com um amplo angulo de visão e mostrando a construção completa em uma só imagem, Reza considera a luz o elemento fundamental na Arquitetura.
Conheça mais detalhes do seu trabalho, confira a entrevista exclusiva e uma seleção das suas melhores imagens.
Quando e como começou a fotografar arquitetura?
Há 5 anos, quando pela primeira vez vi fotos do belíssimo interior das Pirâmides do Egito no Google Earth, e me surpreendi por sua beleza. Isto me inspirou e me perguntei se conseguiria tirar fotos similares.
Então, um ano depois, quando viajei, tratei de tirar fotos dos lugares históricos com minha lente grande-angular. No momento em que obtive novas experiências aprendi algumas habilidades e encontrei minha própria maneira de fotografar estruturas históricas.
Você é arquiteto?
Não, não sou. Estudei física, mas a fotografia de arquitetura me fez estudar um pouco sobre arquitetura, espaços, cores...
O que você gosta no seu trabalho de fotografar arquitetura?
Eu gosto destas arquiteturas que podem ser vistas através da minha fotografia e estou feliz pelo fato de que minhas obras são úteis para documentar estes locais históricos, porque talvez no futuro, muitos estarão danificados ou destruídos; mas estas fotos que poderão permanecer.
Como resumiria seu trabalho?
A maioria das minhas fotografias são compostas com um amplo angulo de visão (mostrando a construção completa em uma imagem) e também são de elevado alcance dinâmico. Para mim, a luz é o elemento mais especial da fotografia. Tiro fotos de arquitetura utilizando uma objetiva grande-angular, lente olho-de-peixe e também através da técnica panorâmica. Isto me permite gravar quase todos os detalhes.
Obra favorita?
Torre Shahyad (Azadi) em Teerã.
Como você se mantem a par do que está acontecendo na indústria?
Bom, eu não sou arquiteto, mas recebo muitos e-mails e solicitações de estudantes de arquitetura e empresas de desenho interessados em minhas fotografias. As vezes conversar me ajuda a ficar em dia com o que está acontecendo.
Qual equipamentos utiliza?
Canon EOS 7D, Sigma 8mm Fisheye f:8, Tokina 11-16 f:2.8 m2, Nodal ninja 3 ( panoramic head ) e controle remoto.
Qual software utiliza?
Uso Adobe Lightroom, PTGui Pro, Photomatix e Photoshop.
Como definiria seu estilo?
Em primeiro lugar, visito, vejo e estudo o local histórico que desejo fotografar, e a seguir, descubro qual é o diferencial da sua arquitetura.
Por exemplo, alguns lugares possuem uma impressionante simetria, outros possuem incríveis mosaicos com luzes belíssimas. Descubro qual o diferencial e logo procuro refleti-lo na minha fotografia. Se o lugar possui uma cúpula simétrica, tiro uma foto muito precisa. Se possui belas obras de mosaico e cores, trabalho com cores e o contraste dos mosaicos na minha edição, se possuem colunas, posso utilizá-las para criar uma sensação de infinitude, e assim vai...
Eu quero que minhas fotos sejam tão efetivas quanto for possível, já que podem captar a atenção desde o primeiro olhar, e assim estas belezas tornam-se próprias da arquitetura original, eu somente as transmito através da minha arte.