Zaha Hadid, Di Zhang, Carme Pinos, Jeanne Gang, Carla Juaçaba, Bia Lessa, Elisabete de Oliveira Saldanha, Sandra Barclay, Kazuyo Sejima, Sharon Davis, Elisa Burnazzi,Tatiana Bilbao, Jô Vasconcellos, Odile Decq, María Victoria Besonías, Lina Bo Bardi. Arquitetas. Mulheres.
Se antes as arquitetas eram invisíveis, agora elas possuem seus trabalhos reconhecidos. Sabemos que o campo da Arquitetura ainda é desigual e há muito o que batalhar para alcançar a igualdade de gêneros, no entanto acreditamos que cada vez mais as mulheres demonstram sua importância para a profissão e queremos encorajar ainda mais este ato ao apresentar quinze projetos do nosso arquivo que foram feitos por elas.
Esta seleção traz um panorama vasto do trabalho feminino. Há edifícios criados pelas únicas mulheres vencedoras do Prêmio Pritzker - Zaha Hadid e Kazuyo Sejima -, passando por outros que venceram o "Building of the Year 2016" - projetados por Sharon Davis Design e Elisabete de Oliveira Saldanha - e seguindo por obras presentes em contextos completamente distintos e projetos não tão famosos, mas nem por isso de menor qualidade. Estes são exemplos que demonstram todo o potencial existente em cada arquiteta e ao apresentar eles pretendemos inspirar a todos.
Veja todos os projetos, a seguir.
Centro Heydar Aliyev / Zaha Hadid Architects

Museu de Arte Contemporânea Yinchuan (MOCA) / waa (we architech anonymous) - Di Zhang

CaixaForum Zaragoza / Estudio Carme Pinos

Estaleiro WMS no Clark Park / Studio Gang Architects - Jeanne Gang

Pavilhão Humanidade2012 / Carla Juaçaba + Bia Lessa

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha

Lugar da Memória / Barclay & Crousse - Sandra Barclay

Grace Farms / SANAA - Kazuyo Sejima

Centro de Oportunidade para Mulheres / Sharon Davis Design

Residência Unifamiliar PF / Burnazzi Feltrin Architects - Elisa Burnazzi


Museu da Cachaça / Jô Vasconcellos

Museu Nacional Fangshan Tangshan Geopark / Studio Odile Decq

Casa AV / María Victoria Besonías + Luciano Kruk

