Em geral, infraestrutura cicloviária é construída em meio à área urbana, nos centros e periferias das cidades, porém, qual a solução quando os ciclistas se deslocam entre diferentes cidades?
Na região do Ruhr, a maior área metropolitana da Alemanha com mais oito milhões de habitantes, foi recentemente inaugurado o primeiro trecho de uma ciclovia que busca oferecer uma alternativa mais segura aos ciclistas.
O novo trecho tem cinco quilômetros de extensão faz parte de um projeto que prevê a construção de uma ciclovia de 100 quilômetros que unirá dez cidades, entre elas Bochum, Duisburgo eHamm, e quatro universidades. A proposta será construída adjacente a uma antiga linha férrea.
O novo projeto requer o investimento de US$196 milhões e está sendo impulsionado pelo grupo de desenvolvimento regional RVR, com apoio das autoridades de Nordrhein-Westfalen e da União Europeia.
Embora ainda não esteja certo como os demais trechos serão financiados, já que a infraestrutura intermunicipal depende da cooperação das demais cidades. Não se descarta a opção de avaliar mecanismos até agora novos de financiamento para tirar a proposta do papel. O projeto ajudará a reduzir em 50 mil o número de automóveis nas ruas, segundo uma pesquisa da RVR.
A proposta garantirá uma rota segura aos ciclistas, sobretudo àqueles que estão começando a se familiarizar com este meio de transporte urbano, oferecendo um percurso muito mais eficiente e sem tantas interrupções.