Durante décadas, concursos de projeto têm sido reconhecidos como uma grande oportunidades para escritórios de arquitetura estrearem ou se fazerem conhecidos. No entanto, concursos também tem desvantagens: não é fácil para os escritórios os incorporem em sua cultura. Concursos demandam tempo, frequentemente não são convertidos em horas pagas, e nem sempre são caminhos claros para fortalecer o equilíbrio da empresa, e, como resultado, têm visto certo retrocesso nos últimos anos.
Ainda assim, como a profissão de arquitetura evolui, é importante não perder de vista o valor extraordinário que os concursos de projeto podem trazer para os arquitetos, empresas e a cultura de projeto. Independente de seu tipo, escala ou estrutura, os concursos de projeto são importantes oportunidades criativas que podem enriquecer nossos esforços pessoal ou profissionalmente, e como responsável pelo projeto do novo escritório de CannonDesign em Nova York, trabalhei com meus colegas para envolvê-los em nosso trabalho. Vemos várias formas através das quais eles podem contribuir com nosso trabalho, nossa empresa e nossos clientes - e eles podem fazer o mesmo por você também.
Historicamente, concursos de arquitetura tem levado a construção de alguns dos edifícios culturalmente mais significativos de nossos tempos. Desde os concursos para a Acrópole em Atenas ao Edifício do Capitólio dos Estados Unidos e mais recentemente a Ópera de Sidney de Jørn Utzon permitiram que alguns arquitetos talvez desconhecidos tivessem a chance de construir grandes obras de arquitetura. Mesmo as propostas não vencedoras frequentemente causam grandes efeitos na cultura do projeto. A proposta da Tribune Tower de Chicago de Walter Gropius e Adolf Meyer anunciaram o eminente crescimento do modernismo no século XX. No CannonDesign, tratamos o concurso como uma ferramenta educacional. Recentemente, observamos a proposta não selecionada do Morphosis para uma biblioteca em Berlim, analisando e estudando ela como referência para um projeto acadêmico que estamos começando a trabalhar. Concursos evidenciam uma continuidade maravilhosa e uma rotatividade encantadora de ideias e estratégias de projeto experimentais.
Apesar dos pontos negativos,compartilho a seguir quatro razões principais pelas quais escritórios de arquitetura devem trabalhar para envolver-se em competições de projeto regularmente:
1. Eles reforçam a cultura do escritório
Equilibrar a dualidade de arquitetura como sendo ambas uma busca criativa e um serviço à indústria impactam os escritórios em várias maneiras. Por um lado, trabalhando dentro dos orçamentos dos clientes, prazos agressivos e limitantes de terreno representam um desafio emocionante por si só. No entanto, esses desafios podem, infelizmente, ao mesmo tempo limitar a habilidade da equipe em realmente forçar as barreiras além dos limites estabelecidos com seu projeto.
Concursos frequentemente tem muito menos "desafios do mundo real" em seus estágios iniciais e permitem que as equipes de projeto a flexionar totalmente seus músculos criativos. São capazes de sonhar, experimentar e tentar novas coisas em uma escala que nem sempre é possível no cotidiano do projetar. Isso não é só bom para a criatividade, mas bom também para a cultura da empresa. Alguns dos dias mais produtivos em nossos escritórios foram impactados pelo trabalho relacionado ao concurso de projetos. A criatividade sem limites que encontramos dentro dos concursos tem um talento especial para influenciar a nossa energia, comunicação e trabalho criativo em outros projetos também.
2. Eles influenciam os projetos para outros clientes
Os renderings e esquemas que desenvolvemos durante os concursos nem sempre se transformam em obras construídas, mas podem influenciar outros esforços das equipes de projeto que estamos comprometidos no momento. Por exemplo, nossa equipe recentemente participou de um concurso de projetos para um Memorial da Primeira Guerra Mundial que acabamos não ganhando. No entanto, durante o concurso nós experimentamos com uma planta baixa que mais tarde foi modificada e reaproveitada para um elemento paisagístico como parte de um projeto de desenho para a Universidade St. John.
O projeto do Memorial é apenas um exemplo, mas eu poderia apontar a uma inspiração de projeto similar que surgiu a partir de concursos de projetos anteriores e recentemente tiveram impacto nas nossas obras atuais como a Universidade Carnegie Mellon, Dickinson College e Universidade Rutgers.
3. Concursos são sempre um bom treino
Enquanto competições de design e obras para clientes faturáveis são diferentes, há aspectos que ambos partilham. Ganhar trabalho como uma empresa de projeto muitas vezes requer apresentar ideias em resposta à Solicitação de Propostas, Solicitações de Qualificações (respectivamente Request for Proposals e Request for Qualifications em inglês) e também entrevistas pessoais. Nós tratamos todos estes passos como mini-concursos. Empresas de arquitetura investem uma grande quantidade de trabalho, desde a criação de maquetes à desenhar diagramas e perspectivas como parte do processo para assegurar uma comissão de arquitetura. Logo, muito deste trabalho acontece e é gerado da mesma forma como as equipes de projeto se envolvem em competições - pesquisar, visitar o terreno, desenhar, imaginar, refinar e desenhar mais. Curiosamente, para nós este trabalho da linha de frente para ganhar um projeto muitas vezes influencia diretamente o resultado final.
Um exemplo específico disto é nossa obra para o Centro Atlético de Kline do Dickinson College, É possível enxergar o edifício completo e então olhar pra trás aos desenhos e maquetes que compartilhamos na entrevista para ver a correlação linear no processo de projeto. Tratando o processo de seleção e entrevista para esta nova instalação no Campus como um todo nos permitiu não apenas vencer o projeto, mas informar muito do trabalho pela frente em meses e anos que seguiram. Trazer esse foco extremo aos trabalhos vencedores ajuda as empresas de arquitetura cada e todos os dias.
4. Eles ajudam a identificar e incorporar bons talentos de projeto à equipe
Na parede junto à minha mesa de trabalho está uma colagem de croquis, renderings e imagens de muitos dos nossos esforços de projetos recentes e atuais - de obras pagas de clientes à concursos abertos. É uma parada definitiva quando estamos entrevistando novos projetistas interessados em nossa empresa. Isto evidencia a amplitude do nosso trabalho e eles são muitas vezes surpreendidos com o nosso compromisso com projeto e criatividade. O fato de que nós participarmos em competições de projetos fala à estudantes e candidatos, e alguns têm visto como um diferencial em juntar-se a nossa empresa.
Além disto, eu sempre acreditei que você pode dizer quem vai tirar de letra um bom projeto baseado em seu trabalho fora do escritório. Eu sempre busco concursos de projeto nos portfólios de candidatos em potencial. Os melhores profissionais são auto selecionados, enxergam o mundo através do prisma de projeto e estão sempre na busca por novas maneiras de brilhar quando se afastam das horas pagas e simplesmente pensam da maneira mais criativa possível.
John P. Reed, AIA é o Arquiteto Responsável pelo CannonDesign de Nova York com mais de 25 anos de experiência em projetar edifícios culturais e públicos inovadores ao redor do mundo. Seu impulso criativo e capacidade de entregar projetos de grande escala que abrem novos caminhos destacam sua visão arquitetônica.