Em 2008, o então prefeito de Nova Iorque, MIchael Bloomber, juntamente com a comissária de transportes, Janette Sadik-Khan, anunciou o programa "Summer Streets", que consistia em abrir uma rota de 11km apenas para pedestres e ciclistas, uma experiência verdadeiramente nova em uma cidade que tinha uma cultura centrada no automóvel.
No entanto, durante três sábados consecutivos daquele ano, as centenas de pedestres e ciclistas que transitaram entre às 7h e às 13h no trecho que liga a Ponte do Brooklyn e a 72th Street, demonstraram que existia um grande interesse em recuperar as ruas para outras atividades que não necessariamente envolvem o simples transporte.
Desde aquele momento, é possível reconhecer que a cidade de Nova Iorque começou a desenvolver novas ideias para tornar a cidade um lugar mais habitável, levando em consideração a criação de áreas verdes, a valorização dos espaços públicos e o impulso pela mobilidade sustentável, entre outros aspectos.
A pessoa encarregada de levar adiante tais iniciativas era Sadik-Khan, que lançou recentemente o livro "Street Fight: Handbook for an Urban Revolution", que tem coautoria de Seth Solomonow.
No livro, Sadik-Khan, que afirma que "se é possível mudar uma rua, é possível mudar o mundo", recorre a várias das táticas que implementou em Nova Iorque para tornar possível a pedestrianização da Times Square, a construção de mais de 600 km de ciclovias, a implementação do sistema de bicicletas públicas, a abertura de 60 novas praças e a criação de corredores exclusivos para ônibus.
Ao compreender a dimensão dos projetos, pode-se pensar que foram necessários orçamentos muito altos. No entanto, segundo comentou a ex-comissária em uma entrevista com Richard Florida, "melhores ruas para caminhar, andar de bicicleta e para os ônibus são algumas das estratégias mais rápidas, mas também menos caras de serem implementadas. Em seis anos como comissária, foram investidos apenas US$ 6 milhões para manter nossa rede em bom estado."
Com efeito, este enfoque de baixo custo e rápida implementação é o que ela difunde em seu livro, sendo este um caminho para projetar as cidades de modo mais adequado à escala humana.
Deste modo, a especialista em transporte e mobilidade, que atualmente tem trabalhado como assessora de governos municipais de cidades como Rio de Janeiro, Cidade do México, Detroit e Los Angeles, pretende demonstrar que é possível realizar grandes ideias com poucos recursos.
Neste sentido, ela sustenta que "uma grande quantidade de cidades são resistentes a testar novas coisas, com medo de que possam não funcionar. No entanto, há muita coisa que pode ser feita apenas com pintura de vias, floreiras e balizas. Fechamos a Broadway e a Times Square por alguns meses utilizando apenas os materiais que tínhamos do Departamento de Transportes", comentou ao The Guardian.
Referências: Janette Sadik-Khan (site oficial), The Guardian, CityLab e Prefeitura de Nova Iorque.