O metrô de Miami conta com duas linhas de 40 km de extensão e 23 estações. Como se trata de um metrô de superfície, apresenta espaços livres sob sua infraestrutura que, em certos trechos, foram aproveitados para a construção de ciclovias.
No entanto, o desenho destas ciclovias são é mais eficiente, tampouco seguro, apresentando diversas curvas, grandes cruzamentos, pouca distinção dos espaços destinados a ciclistas e pedestres, falta de sinalização e iluminação e pontos cegos, entre outros inconvenientes mostrados no vídeo acima.
Estas características foram identificadas por Meg Daly, que, após percorrer o metrô continuou seu trajeto por baixo da estrutura e notou que muito poucas pessoas transitam a pé ou de bicicleta por ali, apesar do enorme potencial do lugar como espaço público de qualidade.
Assim, em janeiro de 2014 decidiu fundar a organização sem fins lucrativos Friends of The Underline, que desde então vem trabalhando para converter um trecho de 16 km sob o metrô em um parque linear.
A ideia é que o projeto The Underline conte com uma infraestrutura adequada que favoreça os deslocamentos a pé e de bicicleta e que, por sua vez, permita que os habitantes possam desfrutar de seus espaços públicos.
Assim, o projeto para recuperar este lugar, realizado pelo escritório James Corner Field Operations (JCFO), compreende a criação de uma ciclovia retilínea e segregada, um passeio para pedestres e a construção de espaços públicos como se fossem estações temáticas, com áreas para atividades físicas, bicicletários, galerias, parquinhos, mobiliário urbano etc.
A proposta obteve o apoio dos Departamentos Municipais de Parques e Transportes, que estão impulsionando a mudança de uso do solo em certas áreas que hoje têm caráter privado.
O orçamento estimado do projeto é de US$ 120 milhões, sendo US$ 80 milhões para construir a ciclovia, o canteiro de pedestres, instalar a iluminação e o mobiliário urbano; US$ 20 milhões para intervir nos mais de 30 cruzamentos; e os outros US$ 20 milhões para a construção dos parques.
Para promover e difundir a iniciativa entre os cidadãos, a organização se encarregou de realizar várias bicicletadas que convidam a descobrir o local e suas potencialidades.
Atualmente, o projeto está em fase legal, buscando obter todas as permissões necessárias, sobretudo nos trechos onde os terrenos são privados.
Fonte das fotografias e renders: The Underline.