“Uma imagem é uma visão que foi recirada ou reproduzida. É uma aparição, ou um conjunto de aparições, que foi destacada do espaço e tempo em que fez sua primeira aparição e então preservada - por alguns instantes ou séculos. Toda imagem incorpora um modo de ver.”
John Berger / 1972 / Ways of seeing
Ferramentas digitais possibilitaram aos arquitetos manipular a informação. Elas permitem que os arquitetos intervenham na informação existente e a remodelem de diferentes modos de acordo com seus ideais ou opiniões sobre a arquitetura.
A representação se torna o projeto em si, um manifesto gráfico daquilo que o autor quer realizar, uma visão crítica de uma intervenção em um contexto particular.
Nesse sentido, a colagem se tornou uma ferramenta ativa para facilitar a reprodução de atmosferas de várias camadas; uma técnica que consiste na montagem e sobreposição de diferentes formas para criar um palco complexo para uma ideia arquitetônica.
Uma colagem envolve todos os sentidos na busca pela experiência do espaço. Os significados e associações táticas entre fragmentos de imagem possibilitam a compreensão de todas as histórias por trás daquele espaços, transgredindo a natureza ocular e alcançando um processo intuitivo para compartilhar a atmosfera de um projeto.
A seguir, apresentamos doze escritórios de arquitetura que criam atmosferas através de colagens complexas que recriam o ambiente social, cultural e político para seus projetos.