Temos o prazer de anunciar uma nova parceria com o Archtexts! Neste primeiro artigo de suas contribuições bimestrais, o tema - embora abordado através do humor - é bastante sério: sexismo e desigualdade de gênero na arquitetura.
Desde o falecimento de Zaha Hadid há três semanas, o mundo da arquitetura tem refletido sobre seu legado. Suas realizações na arquitetura são impressionantes não apenas por seus projetos inovadores, mas também por terem obtido reconhecimento em uma profissão dominada por homens; mas não sem ter experienciado várias formas de sexismo ao longo de sua jornada profissional. A página Architexts, especializada quadrinhos sobre arquitetura, usa o humor para abordar aspectos e estereótipos frequentes na profissão da arquitetura, incluindo alguns negativos.
Por vezes, esses estereótipos e características são muito ruins para o campo como um todo. Em nossa tirinha sobre o escritório fictício Franklin + Newbury Architects há duas arquitetas que já experienciaram algum tipo de sexismo. Não é necessário, todavia, um escritório fictício para imaginar este tipo de situação; ela ocorre em qualquer local e possivelmente em quase todos os escritórios hoje em dia.
Zaha Hadid disse no início deste ano: "sou julgada muito mais severamente por ser mulher", e em outra ocasião comentou que "comentários sexistas são feitos em minha indústria o tempo todo." Assim, o Architexts convida todas as leitoras a participarem de seu novo livro, compartilhando suas histórias em que experienciaram algum tipo de sexismo no trabalho e como lidaram com isso.