No ano 2010 entrou em vigência no Chile a lei que estabelece uma série de normas que propõem uma mudança na mentalidade para pessoas com deficiência postulando que é o entorno construído que cria o grau de dificuldade. Assim foi criado o Manual de Acessibilidade Universal, entregando os critérios de desenho que terão 'caráter obrigatório para todo projeto ou obra que se execute nas ruas do Serviu Metropolitano seja com financiamento público ou privado, em concordância com a legislação vigente".
Hoje, em detalhe, revisamos este manual segundo seu índice e apresentamos alguns de seus pontos fundamentais, incluindo diagramas e planimetrias com as dimensões e operações corretas que devem se aplicadas no momento de desenhar espaços públicos para todos.
Antropometria
A partir do corpo humano, são determinadas as dimensões mínimas requeridas para o uso cômodo e seguro do espaço para todas as pessoas. Ao compará-las com as medidas tradicionais, nos mostra o quão difícil pode ser para uma pessoa com deficiência mover-se em um espaço não desenhado para ela. No manual, também é possível encontrar dimensões para pessoas com muletas, com cão-guia e carro.
Condições do Espaço Público
Calçadas. Indicações para desenhar a parte pavimentada da calçada, através de uma Rota Acessível que permita a circulação fluída de todas as pessoas. Sua largura ideal deve ser de 1.5m como um mínimo de 0.9 x 2.1 de elevação, sem obstáculos os desníveis.
Piso Podotátil. Sinalização na Rota Acessível construída com pavimento de textura em relevo e cor contrastante no entorno, que permite guiar o deslocamento para pessoas com visão reduzida ou cegueira.
Pavimentos
Piso Tátil de Alerta. Pavimento de textura com botões sobressalientes utilizada para advertir situações de perigo ao usuário.
Piso Tátil Guia. Pavimento de textura com faixas longitudinais instaladas no sentido da marcha, utilizada como guia para uma caminhada segura.
Peça cerâmica
Peça tátil de alerta. Botões sobressalientes aplicáveis sobre o pavimento de 40 x 40 cm, com espessura de 3.6 cm e 7 cm no caso de ser reforçados.
Peça Tátil Guia. Peça cerâmica com faixas longitudinais de 40 x 40cm, com espessura de 3.6 cm e 7 cm no caso de ser reforçados.
Rebaixos de peitoril
Rebaixo de peitoril com elementos laterais.
Rebaixo de Peitoril Encaixado.
Rebaixo de peitoril para Calçadas Estreitas.
Os rebaixes de peitoril não devem ter obstáculos como ralos, pias ou outros elementos. Se for impossível evitá-los, as ranhuras dever ser perpendiculares ao percurso do pedestre.
Rampas
Os desníveis em espaços públicos devem ser suavizados sempre por escadas acompanhas por rampas, com uma largura mínima de 0.9m e uma inclinação entre 5% e 12%, incluindo piso tátil de alerta a 40 cm do seu início e término, além de um espaço de raio 1.5m na sua entrada e saída. Se a rampa possui mais de 1,5 metros, esta deverá contar um corrimão contínuo em ambos os lados a duas alturas, um a 0.95 m e outro a 0.7 m.
* Faça o download do manual completo, que inclui o desenho de mobiliário urbano e pontos de ônibus neste link.