Criada para o Milan Design Week de 2016, a instalação “Invisible Borders”, do MAD Architects, é parte da exposição “Open Borders” curada pela revista italiana Interni. Sediada na tradicional praça Cortile d’Onore da Università degli Studi di Milano, a instalação é um dossel feito de fitas de ETFE em um gradiente de cores, um material leve e flexivel que gera um assovio sutil ao vento. De acordo com a MAD, "a instalação representa as tonalidades do céu durante o dia, deixando transparecer as colunas e as galerias. À noite, torna-se uma superfície luminosa que traz vida à praça com novas cores".
"Fronteiras são normalmente vistas como algo fechado e inacessível, mas creio que seja interessante fazer delas algo atrativo, dinâmico e envolvente", afirma o fundador e diretor de MAD, Ma Yansong. “Então decidimos brincar com a fronteira entre a galeria histórica e o jardim em sua frente e projetar uma transição entre eles".
O MAD considera a instalação um "gesto escultor", "inserido para romper o equilíbrio da Cortile d’Onore e ao mesmo tempo estabelecer um novo abrigo para as pessoas se envolverem numa discussão ou apenas contemplar o céu através do dossel". Intencionado em criar uma continuidade entre a instalção e os fluxos do mundo real, como vento e água, Ma Yansong pressupõe: "nossa instalação distorce as fronteiras entre o tradicional e o contemporâneo. Você vê a diferença entre cada limite, mas a transição é muito orgânica. É como se abríssemos um diálogo entre passado e futuro".
Equipe de Projeto: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano, Andrea D’Antrassi, Hiroki Fujino
Engenheiros: Maco Technology srl, Roberto Maffei
Luminotécnica: iGuzzini Illuminazione
Produção: Ferrarelle
Material: P.A.T.I. ETFE Polímero
Dimensão: 31m X 16m X 14m
Fotógrafo: Moreno Maggi
“Open Borders” faz parte da Milan Design Week e ocorre entre os dias 12 e 23 de abril de 2016, na praça histórica da Università degli Studi di Milano.