A sabedoria de Paulo Mendes da Rocha foi registrada nesta entrevista realizada por Clarissa Schneider e Marcos Augusto Gonçalves. Produzido pela Controle Remoto Filmes, o filme retrata o ponto de vista do arquiteto - vencedor do Prêmio Pritzker e do Leão de Ouro da La Biennale di Venezia - sobre o consistente discurso da arquitetura e da cidade.
Com cenas intercaladas do cotidiano da capital paulista e suas obras, as falas de Paulo Mendes da Rocha passam desde seus princípios de urbanidade até a citação de icônicas obras de Niemeyer, como o Conjunto Nacional e o COPAN. Num tom de conversa casual o arquiteto aponta as virtudes da Arquitetura e discursa sobre problemas que devem ser enfrentados para a criação de uma cidade com maior qualidade de vida para seus cidadãos.
Veja o filme completo e saiba mais, a seguir.
SINOPSE
O Paulo Mendes da Rocha é um dos arquitetos mais respeitados do Brasil e do mundo, o único brasileiro além do Niemeyer a ganhar o prêmio Pritzker de arquitetura, e responsável por diversas obras importantes em São Paulo, como a projeção do MUBE e do Museu da Língua Portuguesa, a reforma da Pinacoteca e da Estação da Luz. Ele faz uma reflexão bastante única sobre arquitetura, centros urbanos, transporte público e educação.
FILME
FICHA TÉCNICA
Entrevista: Clarissa Schneider e Marcos Augusto Gonçalves
Direção: Bruno Graziano
Roteiro: Bruno Graziano & Camila Belchior
Fotografia: Bruno Graziano
Fotografia adicional: Everton Oliveira
Edição e Finalização: André Silvério
Trilha Sonora: Freeplaymusic - Love How You Strut
Produtora: Controle Remoto Filmes
Cliente: Bamboo Studio
Agradecimento especial: Escritório Paulo Mendes da Rocha