O escritório Zaha Hadid Architects (ZHA) divulgou planos de projetar e desenvolver mais de 22.000 metros quadrados de uma área industrial de Praga, em um empreendimento de 90.000 metros adjacente à Estação Masaryk Railway. ZHA foi selecionado pelo parceiro de projeto Penta, uma companhia de investimento que atua em dez mercados da Europa, como vencedor do concurso de 2014 para o projeto. Planejando um novo distrito central de negócios, o escritório procura integrar sua proposta com os modais de transporte existentes, incluindo trens urbanos e metropolitanos, um terminal de ônibus, a linha B do metrô da cidade e uma futura conexão ferroviária com o Aeroporto Internacional Vaclav Havel. Localizado aproximadamente a um quilometro da praça central de Praga, o projeto procura criar um equilíbrio entre a horizontalidade das linhas ferroviárias e a verticalidade e aberturas da Antiga Cidade.
O projeto interseciona os distritos 1, 3 e 8 de Praga, aliviando a disjunção criada pela estrada elevada Wilsonova, a qual os separa. Dentro deste contexto, ZHA projetou edifícios que variam em escala e composição no intuito de gerar harmonia com o tecido urbano existente. Isto inclui conceber novos espaços cívicos, bem como praças na entrada principal da estação ferroviária, ao longo da Na Florenci Boulevard, no encontro dos eixos entre Na Florenci/Opletalova e no terminal de ônibus do Distrito 8. O desenvolvimento vem como resposta às demandas crescentes da classe A da cidade por espaços para escritórios e setores de telecomunicação e informática.
“Em cooperação com os nossos parceiros e com a cidade, desenvolvemos urbanidade para o terreno que se inspira nas nossas análises da cidade e nas conexões dinâmicas de circulação do local” diz Craig Kiner, associado do ZHA. “[Isto cria] uma resposta arquitetônica sensível ao contexto, unificando e contribuindo para o tecido urbano de Praga”.
Em 2011, o Penta se tornou parceiro e o maior proprietário do Masaryk Station Development (MDS), o qual está controlando o projeto. A companhia irá utilizar CZK 135 milhões (aproximadamente US$ 5.7 milhões) na reconstrução da estação ferroviária e mais de CZK 6.5 bilhões (aproximadamente US$ 275 milhões) na restauração do projeto. A primeira fase do projeto tem conclusão prevista para 2020, enquanto que as outras serão finalizadas em 2022.