Como projetar uma "cidade vegetal"? A proposta de Luc Schuiten

Como seriam as cidades se fossem planejadas respeitando a vegetação que existia antes de seu surgimento? É possível recriar paisagens naturais em entornos urbanos?

O arquiteto belga Luc Schuiten desenvolveu uma proposta futurista chamada "Cidade Vegetal". Nela, questiona os aspectos que têm impulsionado a arquitetura nos últimos anos e o estilo de vida da maior parte da população que não leva em conta a exploração dos recursos naturais.

Nesta TED Talk, o arquiteto mostra um esboço de como imagina um distrito de Bruxelas em 1800, em 1900, como era em 2000 e como poderia ser no futuro se fosse projetado segundo princípios de biomimética, isto é, inspirado na natureza e suas formas.

A proposta conta com o apoio da organização sem fins lucrativos Biomimicry Europa e prevê a implementação de sistemas de energia renovável na arquitetura, além de incorporar elementos naturais e repensar os sistemas de transporte.

Embora ainda não exista nenhuma cidade que tenha sido projetada completamente segundo os conceitos da biomimese, Schuiten já colaborou com planos de cidades como Bruxelas, Estrasburgo, São Paulo e Xangai. 

Para ativar as legendas da palestra, acesse as configurações do vídeo.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Como projetar uma "cidade vegetal"? A proposta de Luc Schuiten" [¿Cómo diseñar una “Ciudad Vegetal”? La propuesta del arquitecto belga Luc Schuiten] 06 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788815/como-projetar-uma-cidade-vegetal-a-proposta-de-luc-schuiten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.