O Museum of London divulgou a lista de finalistas para a West Smithfield International Design Competition, organizada por Malcolm Reading Consultants. O terreno, que será o futuro lar do museu , é parte do Smithfield Market de Londres e inclui o edifício Smithfield General Market, o Fish Market, a Red House e a Engine House. Recebendo mais de um milhão de visitantes por ano em seu atual local, a nova instalação do museu permitiria atender o dobro de pessoas e expor artefatos artísticos da coleção histórica jamais exibidos. O concurso foi financiado pela Prefeitura de Londres, que disponibilizou 200 mil libras esterlinas para a sua organização.
Sendo este o estágio inicial do processo de reelaboração do projeto, as seis propostas finalistas oferecem uma gama de possibilidades para o novo museu – uma combinação de novas edificações e/ou reutilizações adaptativas. Refinamentos posteriores serão realizados após a escolha do vencedor ainda este ano.
"Todas as vezes que visito Smithfield, me pego agitado com as ideias e a energia do local", diz o Diretor do Museum of London Sharon Ament. "Pelos projetos do novo museu, fica claro que as equipes foram igualmente cativadas pela história vivida e pelo caráter vibrante de Smithfield. Estas seis propostas, que sugerem uma gama fascinante de opções, oferecem ao júri muitas escolhas a serem consideradas no momento de decidir por um arquiteto que trabalhará conosco no projeto do novo museu."
Os projetor finalistas estarão expostos no Museum of London até o dia 5 de agosto. O museu pretende apresentar às autoridades o pedido de construção no terreno de West Smithfield em 2017, com o novo museu a ser inaugurado em 2021.
BIG – Bjarke Ingels Group (Dinamarca) com Hawkins\Brown, Donald Insall e Gehl Architects
Caruso St John Architects (Reino Unido) com Alan Baxter Associates
Diener & Diener Architekten (Suíça) com Sergison Bates Architects, East Architecture e Graphic Thought Facility
Lacaton & Vassal Architects (França) com Pernilla Ohrstedt Studio, Allies and Morrison e Alan Baxter Associates
Stanton Williams (Reino Unido) com Asif Khan, Julian Harrap, J&L Gibbons e Plan A
studio Milou architecture (França) com RL & Associés, Axis Architects e Alan Baxter Associates
O júri:
- Sonita Alleyne, OBE, FRSA, Fundadora, The Yes Programme
- Sharon Ament, Diretora, Museum of London
- Clive Bannister, Presidente, Museum of London Board of Governors e Group Chief Executive, Phoenix Group Holdings
- David Camp, Governador, Museum of London and Chief Executive, Stanhope|
- Evan Davis, Governador, Museum of London e apresentador de rádio r TV (Presidente do Júri)
- Dr Stephen Deuchar CBE, Diretor, Fundo Artístico
- Sir Simon Jenkins, jornalista, autor e emissor
- Professor Robert Mull, Arquiteto, Antigo Diretor de Arquitetura e Reitor da Cass Faculty of Art, Architecture and Design, e financiador da Architecture Foundation
- Lucy Musgrave, Diretor, Publica
- Jörn Rausing, Governador, Museum of London
- Malcolm Reading, Malcolm Reading Consultants (consultor do júri)