O incentivo de Copenhague para fazer da bicicleta um de seus principais meios de transporte e o consequente apoio através do desenho urbano e medidas que favorecem a mobilidade sustentável, transformaram a cidade na capital mundial do ciclismo urbano.
Em mais de uma ocasião a cidade se destacou entre as mais amigáveis do mundo em relação ao ciclismo urbano, como por exemplo no Ranking Copenhagenize de 2015 e 2013 e em uma pesquisa realizada pela Mother Nature Network.
Com efeito, a mobilidade sustentável é, sem dúvidas, um dos principais tópicos considerados no plano Copenhague Carbono Neutro 2015, elaborado pela cidade com o objetivo de se tornar a primeira capital do mundo a ter um saldo neutro de emissões de carbono.
1.Os transportes deverão ter o saldo de emissões de carbono neutro;
2. Aumento de 20% no número de usuários de transporte público em relação a 2009;
3. Fazer com que 50% dos deslocamentos casa-trabalho sejam realizados de bicicleta;
4. 75% dos deslocamentos totais deverão ser realizados a pé, de bicicleta ou de transporte público;
5. 20% a 30% dos veículos leves deverão usar novos combustíveis;
6. 30% a 40% dos veículos pesados deverão usar novos combustíveis.
Uma das medidas do plano, que tem sido bem recebida em cidades de todo o mundo, estabelece que cada novo edifício tenha uma cobertura verde. Deste modo, busca-se reduzir a temperatura do ambiente urbano e absorver de 50% a 80% das águas pluviais.
O plano também considera transformar a região de San Kjeld no primeiro bairro totalmente sustentável da cidade.